Levantamento do g1 mostra as principais alcunhas dos candidatos nas eleições deste ano. Alcunha de “professor” foi a mais escolhida pelos candidatos nas eleições deste ano na região
Reprodução/TRE-RN
No Vale do Paraíba e região bragantina, mais de 6,3 mil pessoas disputarão os cargos de vereador. A lista reúne diversos candidatos que escolheram nomes de urna pelos quais são conhecidos. São professores, policiais, religiosos, entre outros.
O g1 fez um levantamento com a lista de todos os candidatos na região neste ano e separou quais foram as preferências de cada um deles nas escolhas dos nomes. O levantamento foi feito com base nos dados da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
👩🏫 A principal denominação escolhida foi a de professor ou professora. Nesse caso, 264 candidatos optaram por serem chamados pela alcunha. O levantamento considerou os candidatos registrados como “professor”, “professora”, “prof.” ou “prof.ª”, por exemplo.
🩺 Doutores e doutoras também aparecem na lista, em segundo lugar. Do total de candidatos na região, 126 optaram por serem chamados assim na disputa eleitoral deste ano.
🙏 Religiosos também figuram na lista de alcunhas mais populares nas eleições deste ano, com destaque para os pastores e pastoras: foram 82 registros neste ano.
Além de pastores, a lista de religiosos também reúne “missionário” ou “missionária”, com seis registros, “irmão” ou “irmã”, também com seis registros, além de “apóstolo” ou “apóstola”, com um registro. Não houve registro de “padre” candidato a vereador neste ano.
🚔 A presença de candidatos militares que optaram por levar as patentes às urnas também é significativa na região, apesar de ser menor do que as três principais.
Ao todo, são 47 candidatos que optaram por se identificarem com as patentes. A lista do g1 considerou os candidatos que se identificaram como tenente, capitão, entre outros.
Nesse grupo, o destaque é para os candidatos que se apresentaram como sargentos: foram 17 ao todo. Além disso, são sete como ‘tenente’, seis candidatos como ‘capitão’ e outros seis como ‘cabo’.
A lista ainda contempla três candidatos identificados a vereador que utilizaram a alcunha ‘coronel’, além de um ‘soldado’. Outros sete candidatos colocaram a alcunha ‘policial’ no nome de urna, sem identificar a patente.
❗ A lista reúne os nomes de campanha que cada candidato escolheu. O número total de candidatos nesses grupos não quer dizer que esse é o total que exerce cada profissão. Há casos em que os candidatos são professores, por exemplo, e optam por não levar a designação no nome de urna.
São José dos Campos e Taubaté
As duas cidades mais populosas da região também seguem a mesma linha, com professores e doutores liderando a lista de alcunhas de candidatos.
Em São José dos Campos, dos 362 que disputarão as 21 vagas na Câmara Municipal neste ano, 20 optaram por serem chamados de “professor” ou “professora”.
Além disso, outros 12 se identificaram como “doutor” ou “doutora”. Apenas um candidato foi identificado como “pastor” no nome de campanha.
Começa hoje o período das campanhas eleitorais para as eleições municipais
Já em Taubaté, são 21 candidatos com o nome de “professor” ou “professora” nas eleições deste ano. A cidade conta com 300 candidatos na disputa eleitoral para vereador.
Em relação ao nome de “doutor” ou “doutora”, o site do TSE apontou que oito candidatos resolveram utilizar a alcunha neste ano. Outros seis foram identificados como “pastor” ou “pastora”.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina