Nesta sexta-feira (30), os candidatos Duarte Júnior, Dr. Yglésio, Flávia Alves e Wellington do Curso apresentam suas propostas para o tema ‘transparência nas contas públicas’. Saiba como foi o dia dos candidatos à Prefeitura de São Luís, nesta sexta-feira (30)
Os candidatos à Prefeitura de São Luís saíram às ruas, para cumprirem a agenda da campanha eleitoral. Nesta sexta-feira (30), os candidatos Duarte Júnior (PSB), Dr. Yglésio (PRTB), Flávia Alves (Solidariedade) e Wellington do Curso (NOVO) apresentaram suas propostas para o tema ‘transparência nas contas públicas’ .
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
QUEM SÃO: veja quem são os oito candidatos à Prefeitura de São Luís
PROPOSTAS: confira o plano de governo dos candidatos à Prefeitura de São Luís
Duarte Júnior – PSB
Duarte Júnior – PSB
Reprodução/ TV Mirante
O candidato Duarte Júnior se reuniu com artistas nesta sexta-feira (30), no bairro do Turu. Ele apresentou propostas para que o setor de entretenimento ganhe ainda mais força na capital. O candidato considera que o setor de entretenimento só recebe investimento significativo nos períodos do carnaval e do São João e prometeu criar um calendário cultural que dure o ano inteiro, com pagamentos antecipados para os artistas locais que se apresentarem. Duarte Júnior também falou sobre os gastos públicos e a importância da transparência na gestão da Prefeitura de São Luís.
“São Luís está entre as piores capitais no que diz respeito à transparência. A falta de transparência dá margem à corrupção; o dinheiro que sobra com a corrupção é o mesmo que falta na saúde, na educação e em outras áreas. De forma séria, conseguimos financiar o maior mutirão de saúde da história de São Luís, com mais de 180 mil pessoas participando do mutirão para cuidar dos olhos. É assim que vamos agir na prefeitura de São Luís: fazer com que o dinheiro público seja bem aplicado, para que cada pessoa que mora na nossa cidade tenha acesso aos seus direitos”, disse Duarte Júnior.
Dr. Yglésio – PRTB
Dr. Yglésio – PRTB
Reprodução/ TV Mirante
O candidato Dr. Yglésio, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), começou o dia no Comitê Central de Campanha do PRTB. Recebeu candidatos a vereadores do Democracia Cristã e conversou com eles sobre como pretende administrar a Prefeitura de São Luís. Em seguida, adesivou carros com apoiadores. Sobre o tema ‘contas públicas e transparência na gestão municipal’, o candidato explicou que pretende criar um aplicativo para facilitar o acesso da população às informações da prefeitura. Segundo ele, a plataforma deverá reunir desde anúncios de ações até as prestações de contas
“As principais propostas em relação às contas públicas: primeiro, vou lutar pela redução de impostos. O apoio de Bolsonaro em nossa campanha é evidente, pois vamos trazer o que ele fez também: reduzir os impostos da cidade, para que as pessoas possam fazer mais negócios e, obviamente, gerar mais receitas para investimentos na cidade. Claro que todo imposto do cidadão será gasto com muita transparência, a partir de um portal ao qual o cidadão terá acesso imediato, garantindo a efetiva confiança do cidadão no prefeito de São Luís como gestor e ordenador de despesas da cidade” disse Doutor Yglésio.
Flávia Alves – Solidariedade
Flávia Alves – Solidariedade
Reprodução/ TV Mirante
A candidata do Partido Solidariedade, Flávia Alves, passou a manhã desta sexta-feira (30) apresentando propostas para melhorar o transporte público da capital maranhense e distribuiu panfletos com o currículo dela na frente do Terminal de Integração da Praia Grande. Ela pretende reformar os cinco terminais de integração da cidade por meio de parcerias público-privadas. Ela considera necessário o aumento da arrecadação da prefeitura para que a gestão tenha orçamento suficiente para melhorar a estrutura e a prestação de serviços na cidade. Sobre transparência, a candidata do Solidariedade disse que vai priorizar a atualização em tempo real do Portal de Transparência.
“O grande desafio das contas públicas é balancear despesas e arrecadações. Então, a minha proposta é fomentar a cadeia produtiva para aumentar a arrecadação do município de São Luís, através da agricultura, da pesca e do turismo. Aumentando a arrecadação, conseguimos investir ainda mais em serviços básicos, como saúde e educação. Além de ser criativo nesse processo, buscaremos parcerias públicas e privadas, além de buscar recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para garantir que grandes obras estruturais aconteçam em São Luís”, disse a candidata Flávia Alves.
Wellington do Curso – NOVO
Wellington do Curso – NOVO
Reprodução/ TV Mirante
O candidato do Partido Novo, Wellington do Curso, fez campanha na feira do bairro da Cohab. Ele conversou com clientes e feirantes sobre problemas de infraestrutura no local e prometeu reformar todos os mercados da cidade. Segundo o candidato, a prefeitura tem orçamento para fazer as obras em pelo menos metade das feiras da capital em apenas um ano. Wellington do Curso considerou que a prestação de contas do uso do dinheiro público em São Luís precisa melhorar e que a prefeitura precisa aumentar a arrecadação sem aumentar os impostos para a população.
“Na nossa secretaria, haverá secretarias técnicas. Teremos transparência, auditoria e, o mais importante, cuidar das contas públicas: não roubar e não deixar a prefeitura ser roubada. Os cargos de chefia serão chamados de transparência, auditorias de contas públicas e, principalmente, não lotear a prefeitura com cargos políticos. Serão professores, técnicos e especialistas que vão administrar as secretarias na minha gestão. O mais importante é desburocratizar a máquina pública para que possamos aumentar a arrecadação sem aumentar impostos.”