3 de outubro de 2024

Eleições 2024: ‘Super segunda’ marca reta final da disputa pela prefeitura de São José dos Campos

Rede Vanguarda exibe duas pesquisas que servem como ‘termômetro’ da corrida eleitoral e podem nortear as estratégias dos candidatos na reta final. Candidatos a prefeito em São José dos Campos, SP
Reprodução
A divulgação de duas novas pesquisas de intenções de voto nesta segunda-feira (30) aquecem a reta final da disputa eleitoral pela Prefeitura de São José dos Campos (SP). Elas foram realizadas pela Quaest e pelo Ipec, o antigo Ibope, e os resultados serão divulgados no Jornal Vanguarda e no g1.
A seis dias da votação, os resultados são aguardados como uma espécie de ‘termômetro’ da corrida eleitoral e podem nortear as estratégias dos candidatos para buscar o voto dos eleitores nessa reta final.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Além do corpo a corpo com os eleitores e as campanhas em TV, rádio e redes sociais, os candidatos também terão a oportunidade de se confrontarem em mais um debate marcado para quinta-feira, na Rede Vanguarda.
No sábado, véspera da votação, uma última pesquisa de intenção de votos também será divulgada pela emissora.
Paço em São José dos Campos
Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos
Campanha nas ruas
Antes da divulgação dos resultados das pesquisas, os candidatos partiram para a campanha nas ruas. O principal compromisso de campanha de Toninho Ferreira (PSTU) foi logo cedo, às 6h30, quando conversou com trabalhadores na portaria da fábrica Hitachi.
Eduardo Cury (PL) também fez campanha na parte da manhã, às 10h, quando participou de um encontro com protetores de animais em frente ao Centro de Controle de Zoonoses.
O candidato Wagner Balieiro (PT) fez uma visita ao bairro Buquirinha, na Zona Norte, onde conversou sobre suas propostas para região por volta das 11h.
Dr. Elton (União Brasil) começou por volta das 11h30. Ele conversou com moradores e pais de alunos da escola municipal Maria Aparecida Candelária Bernardes Ottoboni, no Alto da Ponte.
A agenda do prefeito e candidato a reeleição, Anderson (PSD), será no começo da tarde na Avenida Barbacena, onde ele deve fazer corpo a corpo com os eleitores.
Já Wilson Cabral (PDT) também vai focar em corpo a corpo com os eleitores, com uma conversa marcada com moradores da região central a partir das 16h.
Sabatina com os candidatos
Na última semana, os candidatos à prefeitura de São José dos Campos participaram nessa semana de sabatinas no telejornal Link Vanguarda. Confira abaixo como foram as entrevistas de cada candidato:
Dr Elton (União) cita divergência política para ausência de emendas para São José como deputado estadual
Eduardo Cury (PL) explica críticas a Bolsonaro e diz não ter constrangimento em pedir apoio a bolsonaristas
Wagner Balieiro (PT) diz que vai à Justiça contra contrato de São José em processo de privatização da Sabesp
Anderson (PSD) admite contrato ruim de São José com a Sabesp, mas defende privatização
Prof Wilson Cabral (PDT) releva baixa pontuação em pesquisas de intenção de voto
Toninho Ferreira (PSTU) vê desigualdade entre campanhas e critica coligações
Pesquisas anteriores
O Ipec já divulgou outras duas pesquisas ao longo da corrida eleitoral. Na mais recente delas, o instituto apontou o ex-prefeito Eduardo Cury (PL) à frente na disputa, com 33% das intenções de votos.
Ele era seguido de Dr. Elton (União Brasil), com 22%, e Anderson (PSD), que tem 20%. Os dois apareceram tecnicamente empatados. Wagner Balieiro (PT), tinha 11%. Toninho Ferreira (PSTU), 2%, e Prof Wilson Cabral (PDT), 1% – também em cenário de empate técnico.
Os dados são da pesquisa estimulada, em que os pesquisadores apresentam, aos entrevistados, os nomes de todos os candidatos.
Veja os números da segunda pesquisa:
Eduardo Cury (PL): 33% (eram 29% na pesquisa de agosto)
Dr Elton (União): 22% (eram 11% na pesquisa de agosto)
Anderson (PSD): 20% (eram 23% na pesquisa de agosto)
Wagner Balieiro (PT): 11% (eram14% na pesquisa de agosto)
Toninho Ferreira (PSTU): 2% (eram 4% na pesquisa de agosto)
Prof Wilson Cabral (PDT): 1% (eram 2% na pesquisa de agosto)
Branco/Nulo: 5% (eram 8% na pesquisa de agosto)
Não sabe ou não respondeu: 5% (eram 10% na pesquisa de agosto)
A pesquisa Ipec ouviu 800 eleitores em São José dos Campos, entre os dias 14 e 16 de setembro.

O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se a pesquisa for repetida 100 vezes, em 95 delas, o resultado vai estar dentro da margem de erro, que é de três pontos, para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo Nº SP-00561/2024.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Mais Notícias