4 de outubro de 2024

Eleições 2024: Teresina terá transporte público gratuito no domingo (6)

No dia 6 de outubro, data do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, mais de 587 mil eleitoras e eleitores estão aptos a votar em Teresina para escolher representantes para a prefeitura e câmara municipal. Estudantes reclamam de lotação em transporte público de Teresina após retorno das aulas presenciais em universidade
Arquivo Pessoal
A cidade de Teresina terá transporte gratuito no dia de votação do pleito eleitoral de 2024, domingo (6). Os horários dos ônibus seguirão a frequência dos dias úteis (segunda a sexta-feira), com menor intervalo. A oferta da frota de ônibus será de 100%.
Conforme a Prefeitura de Teresina, a presente medida está embasada na ADPF n° 1.013/2023 – STF – Supremo Tribunal Federal, de 10/10/2023, na Resolução de n° 23.736/2024 – TSE, de 27/02/2024.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Eles determinam que o poder público adote providências necessárias para assegurar, nos dias de votação, oferta gratuita de transporte coletivo urbano, com frequências compatíveis com os dias úteis, sendo inconstitucional a omissão dessa oferta, sendo passível de configurar crimes eleitorais previstos nos artigos 297 e 304, do Código Eleitoral.
Conforme a decisão, a partir das eleições municipais de 2024, o transporte coletivo urbano municipal deve ser ofertado de forma gratuita nos dias das eleições, com frequência compatível, igual ou maior à dos dias úteis, sem redução específica no domingo das eleições. São medidas que concretizam o exercício do direito ao voto e asseguram a igualdade da participação política.
Na decisão do STF, o ministro Luís Roberto Barroso avalia que o transporte público gratuito evita que o transporte sirva como instrumento de interferência no resultado eleitoral.
Ainda conforme o STF, a medida se justifica porque a necessidade de pagar pelo transporte até as seções eleitorais cria barreiras para as pessoas mais pobres votarem, em especial porque a multa por deixar de votar costuma ser mais barata que o valor da passagem. Além disso, a oferta de transporte público costuma ser menor aos domingos, o que também dificulta o comparecimento às urnas.
A medida atende também a uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), por meio de ofício n° 426/2024, enviado a STRANS, pelo Presidente do TRE/PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins.
Eleições 2024
Urna eletrônica
Reprodução/TRE-RN
No dia 6 de outubro, data do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, um total de 2.698.764 eleitoras e eleitores estão aptos a votar para escolher representantes para as prefeituras e câmaras municipais do Piauí.
De acordo com as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve um crescimento de 242.708 eleitores em comparação com as Eleições Municipais de 2020. Naquele pleito, o número de eleitores aptos a votar era de 2.456.056.
▶️ Eleições 2024: Veja quem são os candidatos a prefeito e a vereador nos 224 municípios do Piauí
Pesquisas eleitorais
O g1 reúne todos os dados das pesquisas eleitorais realizadas pela Quaest. Consulte aqui os resultados.
Jogo Eleitoral
Opine sobre 10 temas e saiba com qual candidato você mais se identifica
Quem eu escolho?
Ferramenta traz dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pensada para ajudar os eleitores piauienses a escolherem em quem votar nas eleições de 2024. O “Quem eu escolho?” reúne candidatos de todos os 224 municípios do estado. Nela, é possível fazer filtros por nome, gênero, cor, ocupação, grau de instrução, partido e faixa de patrimônio.
▶️Clique aqui para interagir e escolher seu candidato na sua cidade.
VEJA TAMBÉM
Vitória garantida? Como funcionam as eleições em cidades com apenas um candidato a prefeito
Eleições municipais: veja do que o eleitor precisa saber
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias