23 de outubro de 2024

Eleições 2024: urnas são auditadas em Piracicaba e juiz espera resultado mais cedo no 2º turno

Na metrópole, 6% das urnas foram auditadas, como prevê o regulamento do TSE. Piracicaba (SP) teve urnas auditadas pela Justiça Eleitoral, nesta segunda-feira (21), como preparação para o 2º turno das eleições municipais na cidade, que ocorre no próximo domingo (27).
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
Na metrópole, 6% das urnas foram auditadas, como prevê o regulamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na cidade, são 890 seções eleitorais.
As urnas são escolhidas aleatoriamente. O sistema é iniciado e os votos teste são inseridos. O sistema é encerrado e um boletim é impresso pela própria urna. O juiz eleitoral, representantes dos partidos e Ministério Público conferem o processo. Depois as urnas são resetadas e voltam para o estoque.
Urnas eletrônicas são auditadas em Piracicaba
Wesley Almeida/ EPTV
Trocas de urnas
Em Piracicaba, seis urnas precisaram ser substituídas no 1º turno. Para o 2º turno, todas as urnas usadas serão novas. Versões produzidas em 2020 e 2022.
“Todos sabem que problemas acontecem. No primeiro turno, tivemos problemas em duas escolas, em especial, Jorge Coury e na Escola Barão, e agora nessas escolas, por cautela, eu pedi autorização do Tribunal, eles me autorizaram e nós iremos substituir todas as urnas, ou seja, todos os modelos de urna para urnas mais recentes e mais novas, justamente visando evitar essa necessidade de troca. Foram poucas as trocas, mas ainda assim queremos que isso não aconteça”, explicou o juiz eleitoral Luiz Augusto Barrichello Neto.
Ele apontou que a expectativa é que nenhuma urna falhe no próximo domingo (27) mas que, se acontecer, há equipamentos preparados para trocas.
“A expectativa é que a gente tenha um resultado o quanto antes [no segundo turno]. No primeiro turno, por volta das 19h05, nós tivemos um resultado. Espero que por volta de 18h15, 18h30, só aguardar tudo chegar para que a gente possa totalizar e transmitir. E, logo depois, pouco tempo depois, já saberemos quem será o novo prefeito de Piracicaba”, estimou o magistrado.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

Mais Notícias