Pedro Tourinho, Rafa Zimbaldi e Dário Saadi destacaram trajetórias pessoais e prometeram mudanças na cidade. Assista à íntegra. Reveja o primeiro dia da propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito de Campinas
Três candidatos à Prefeitura de Campinas (SP) adotaram diferentes estratégias para o primeiro horário eleitoral na TV dessas eleições, que ocorreu nesta sexta-feira (30). Veja, acima, a íntegra das propagandas na ordem em que foram ao ar.
A candidata do PCO, Angelina Dias, e o candidato do Novo, Wilson Matos, não tiveram tempo no programa eleitoral. A regra é instituída pela Emenda Constitucional 97/207.
Abaixo, leia o resumo de cada propaganda pela ordem em que foram exibidas.
Pedro Tourinho (PT) – 2 minutos e 7 segundos
Pedro Tourinho (PT) durante primeira propaganda eleitoral na TV de 2024 em Campinas
Reprodução/EPTV
O candidato do Partido dos Trabalhadores apostou no discurso da necessidade de mudança ao afirmar que a cidade é governada há 12 anos pelo “mesmo grupo”. “Eu te pergunto: o que mudou? Eles não quiseram, ou não souberam, resolver os problemas mais simples da cidade. E o pior: neste quatro anos, os problemas só pioraram”, afirmou.
Após uma série de declarações de moradores, a propaganda foca na trajetória de Tourinho, que é médico, foi vereador e assumiu uma cadeira como deputado federal neste ano, e defende que, se o candidato for eleito, fará uma “verdadeira parceria” com o governo federal.
A propaganda encerra com uma fala de Lula, presidente da República. “Está claro que o Tourinho é a pessoa que pode fazer Campinas recuperar o prazer pela vida, o prazer pela esperança. Digite 13 e vote Tourinho para prefeito”.
Rafa Zimbaldi (Cidadania) – 2 minutos e 6 segundos
Rafa Zimbaldi (Cidadania) diurante primeira propaganda eleitoral da TV em Campinas
Reprodução/EPTV
Candidato do Cidadania, Rafa começou a propaganda em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e colocou a candidata à vice, Raquel Rímoli (União), para reproduzir o discurso falado. Rafa afirma que “vai cuidar de todos com o mesmo amor e respeito”. “Por isso, resolvi fazer diferente, falar com todos. Com você, com quem não ouve e não se sente ouvido”, disse.
Rafa também adotou a estratégia de apostar no discurso de mudança e citou o atual prefeito, Dário Saadi, ao afirmar que “nada mudou” em quatro anos de governo. “Aliás, 12 anos”, disse, em referência aos dois governados que antecederam o mandato de Dário.
Em seguida, elencou três propostas: Poupatempo da Saúde, que prometeu instalar no antigo Palácio da Justiça; aumentar o efetivo da Guarda Municipal para 2,5 mil agentes; e creches abertas até as 23h.
Dário Saadi (Republicanos) – 5 minutos e 46 segundos
Dário Saadi, durante primeira propaganda eleitoral gratuita na TV em 2024 em Campinas
Reprodução/EPTV
O candidato à reeleição apostou na trajetória pessoal para abrir o programa. Ao abrir a casa, ele afirmou que começa o dia fazendo um café para recuperar que a família do pai foi produtora da planta que dá origem à bebida em Pedregulho (SP). Dário afirmou que “deve tudo a Campinas” e citou os dois filhos, o diploma de médico e especialização em urologia.
Disse que a 2ª onda da Covid-19 prejudicou o início do mandato e colocou secretários para relembrar a atuação em saúde e geração de emprego. Depois, afirmou que teve “pouco mais de dois anos” para atuar, e relembrou entregas como Mário Gattinho, telemedicina, 4 centros de saúde e 2 viadutos.
Ao final, usou um discurso do governador de SP, Tarcísio, sobre o Trem Intercidades. “Vai ficar muito mais fácil tocar uma obra desse porte se eu tiver um grande companheiro do meu lado. Esse companheiro é o Dário”, diz o governador.
VÍDEOS: destaques da região de Campinas
Veja mais notícias dar região no g1 Campinas