30 de setembro de 2024

Eleições 2024: Veja o que dizem os planos de governo dos candidatos a prefeito de Montes Claros

Montes Claros conta com seis candidatos a prefeito. Entre as propostas apresentadas, estão temas voltados para a saúde, educação, segurança e meio ambiente.
No dia 6 de outubro, quase 278 mil eleitores vão às urnas para decidir quem será o próximo prefeito de Montes Claros. E para ajudar a população, o G1 listou os principais pontos dos planos de governo apresentados pelos candidatos à prefeitura da cidade.
Veja abaixo o resumo de cada candidato. (Lista seguirá a ordem alfabética)
Délio Pinheiro (PDT)
Délio Pinheiro é candidato a prefeito de Montes Claros pelo PDT
Arquivo pessoal
Número de páginas: 56
Resumo: O plano de governo do candidato está elaborado em 56 páginas, que são dividas entre 11 temas. O documento destaca que o objetivo é que seja uma gestão com participação dos cidadãos. Ao longo do projeto, são mencionadas ações como aproximar a Prefeitura da população, construir mais Unidades Básicas de Saúde (UBS), rever a carga horária dos professores e incentivar a capacitação para o desenvolvimento da agricultura familiar.
Além desses pontos, o plano apresenta também a implantação do Novo Distrito Industrial, proposta para criar patrulhas da Guarda Municipal para os grupos vulneráveis e pavimentar todas as ruas e avenidas da cidade e dos Distritos.
Confira aqui o plano completo do candidato Délio Pinheiro
Fábio Máquinas (Mobiliza)
Fábio Máquinas é candidato a prefeito de Montes Claros pelo Mobiliza
Divulgacandcontas
Número de páginas: 13
Resumo: O plano de governo de Fábio Máquinas é dividido em 11 tópicos. São destacados temas como o aumento no número de beneficiados Bolsa Família, a abertura de restaurantes populares nas macrorregiões do município e o aumento nas vagas do sistema educacional municipal, além de melhorar a qualidade da merenda escolar.
São relatadas também, propostas como reforma das quadras esportivas da cidade, regularização de chacreamento no município, plantão médico de 24 horas e transformação da Guarda Municipal em Polícia Municipal.
Confira aqui o plano completo do candidato Fábio Máquinas.
Guilherme Guimarães (União)
Guilherme Guimarães é candidato a prefeito de Montes Claros pelo União
Divulgação
Número de páginas: 40
Resumo: O plano de governo de Guilherme Guimarães ressalta que deverá manter os princípios da atual gestão, com o objetivo de cuidar das pessoas. O documento que cita as propostas do candidato está divido em 12 temas. No decorrer do projeto, são mencionadas ações como promover a educação integral nas unidades de ensino da zona urbana e rural e criação do Centro de Inclusão Digital para oferecer acesso de todos os alunos e professores.
Também constam propostas como a implantação do Parque Vilage, conclusão do Parque Belvedere, aumentar a arborização urbana, concluir a implantação do novo Sistema Olho Vivo integrado e a implantação da Copa Municipal de Futsal.
Confira aqui o plano completo do candidato Guilherme Guimarães.
Maurício (PL)
Maurício é candidato a prefeito de Montes Claros pelo PL
Divulgacandcontas
Número de páginas: 38
Resumo: O documento friza que o objetivo do candidato é realizar a integração entre as pessoas, para que seja debatida questões de interesse coletivo. O plano de governo de Maurício ressalta 11 pontos principais de propostas para a população. Entre as ações está a criação do Centro de Imagem-diagnóstico pelo SUS, construção de um Centro Especializado em Autismo (CEA), implantação de escola de tempo integral para todas as classes e investir na disciplina de “Língua Inglesa” nas escolas municipais de ensino fundamental.
Entre as ideias também estão transformar o parque Sapucaia em Ecoparque, ampliar e aprimorar o sistema de vigilância eletrônica (câmeras e IA) no município, ampliar a rede de CRAS e CREAS para regiões ainda não cobertas, e criar o CRAS Rural.
Confira aqui o plano completo do candidato Maurício.
Paulo Guedes (PT)
Paulo Guedes é candidato a prefeito de Montes Claros pelo PT
Arquivo pessoal
Número de páginas: 56
Resumo: No plano de governo, Paulo Guedes afirma que Montes Claros deve abraçar a todos de maneira igualitária. O documento possui 13 partes, que detalham pontos como ampliação da cobertura das Equipes de Saúde da Família, enfrentamento dos fatores que provocam a evasão escolar, oferecer uma alimentação escolar de qualidade e farta, priorizando a compra dos produtos da agricultura familiar e da agroecologia.
Destaca também melhorar as condições de acessibilidade nas calçadas e passeios públicos, recuperar as estradas rurais para viabilizar o transporte da produção agropecuária, transporte escolar e mobilidade da população rural, e criar lagoas, como a Lagoa Interlagos, para a amenização higrotérmica.
Confira aqui o plano completo do candidato Paulo Guedes.
Ruy Muniz (PSB)
Ruy Muniz é candidato a prefeito de Montes Claros pelo PSB
Divulgação
Número de páginas: 29
Resumo: O plano de Ruy Muniz ressalta a busca por transformar a cidade em um polo de crescimento sustentável. Também são destacadas ações como a criação de empregos, a atração de investimentos e a melhoria da qualidade de vida para os cidadãos. Dividido em 12 tópicos, o documento traz propostas como ampliar o número de alunos da Rede Municipal para 50.000 até 2028, construir 40 novas creches e fortalecer o Programa de Inclusão para estudantes com necessidades especiais na Rede Municipal de Ensino.
Implementar a cobertura de 100% da população com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), ampliar o papel da Guarda Municipal para atuar como Polícia Comunitária, e implantar o Centro de Comando e Controle (CCC) permitindo monitoramento 24 horas.
Confira aqui o plano completo do candidato Ruy Muniz.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Mais Notícias