Segundo a Lei Eleitoral, os nomes ainda devem ser confirmados nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Entrada do município de Osasco, na Grande São Paulo
Reprodução/Secom
O primeiro turno da eleição para prefeito de Osasco, na Grande São Paulo, está marcado para 6 de outubro, quando o sucessor do Rogério Lins (Podemos), que está no segundo mandato, será escolhido.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas e candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Até o momento, a corrida eleitoral para o cargo de prefeito da cidade tem os seguintes candidatos já confirmados pelos partidos políticos: o médico Elissandro Lindoso (Novo), o deputado estadual Emidio de Souza (PT) e o deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos).
Caso a eleição não se resolva no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.
Esta matéria é atualizada à medida que os pré-candidatos são confirmados.
Confira a lista, em ordem alfabética, dos pré-candidatos à Prefeitura de Osasco:
Dr. Lindoso (Novo)
O médico Lindoso é pré-candidato pelo Partido Novo
Reprodução/Redes Sociais
Elissandro Marcio Silva Lindoso, conhecido como dr. Lindoso, de 47 anos, é médico especializado em oftalmologia. Em 2016, se elegeu vereador e assumiu uma das cadeiras da Câmara Municipal pelo PSDB, período em que foi presidente da Casa.
Nas últimas eleições municipais, o médico entrou na disputa pelo cargo de prefeito, porém perdeu para Rogério Lins.
Emidio de Souza (PT)
Emidio de Souza é pré-candidato pelo PT
Reprodução/Alesp
Ex-presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em São Paulo, o advogado Emidio Pereira de Souza, de 64 anos, foi prefeito de Osasco entre 2005 e 2012. Com extensa carreira política, o petista também foi eleito três vezes para deputado estadual, em 2002, 2018 e 2022. Nas últimas eleições estaduais, recebeu mais de 157 mil votos.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), trabalhou na ampliação de políticas públicas nas áreas de saúde, segurança, educação, transporte, saneamento e meio ambiente.
Gerson Pessoa (Podemos)
Gerson Pessoa é pré-candidato pelo Podemos
Reprodução/Redes Sociais
Formado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas, Gerson Dias Pessoa, de 41 anos, foi eleito deputado estadual nas últimas eleições, em 2022, com 143.704 votos.
O político também já ocupou o cargo de secretário de Tecnologia e Inovação de Osasco, no período da pandemia de Covid-19, quando conseguiu atrair investidores do setor de tecnologia para a cidade.