27 de dezembro de 2024

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Picos

Justiça Eleitoral determina que de 20 de julho a 5 de agosto os partidos políticos e as federações poderão realizar convenções para decidir sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Urna eletrônica
Reprodução/TSE
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 para a escolha de vereadores e prefeitos acontece no dia 6 de outubro. Em Picos, a 313 km ao Sul de Teresina, há uma polarização e as movimentações em busca de apoio já acontecem entre os pré-candidatos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
De acordo com a Justiça Eleitoral, os partidos políticos e as federações têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções, decidir sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos.
O g1 preparou uma lista com os pré-candidatos anunciados até o momento para a disputa pela Prefeitura de Picos. Confira a lista de quem, até a última atualização desta reportagem, é pré-candidato (em ordem alfabética):
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Cacique (Cidadania)
Cacique (Cidadania)
Reprodução/Redes sociais
Luiz Francisco Araújo do Rego Mello, conhecido popularmente como Cacique, é empresário e pré-candidato à Prefeitura de Picos pelo Cidadania.
Gil Paraibano (Progressistas)
Gil Paraibano (Progressistas) é pré-candidato à Prefeitura de Picos
Reprodução/Prefeitura de Picos
Gil Marques de Medeiros, mais conhecido como Gil Paraibano é o atual prefeito de Picos busca a reeleição. Empresário e atualmente filiado ao Progressistas, foi prefeito de Picos pela primeira vez em 2004 e reeleito em 2008. Concorreu à prefeitura novamente em 2016, mas não foi eleito. Em 2018, disputou como 2º suplente a Senador pelo Piauí. Em 2020 concorreu mais uma vez à prefeitura e venceu.
Pablo Santos (MDB)
Pablo Santos
Reprodução/Redes sociais
Pablo Dantas de Moura Santos, mais conhecido como Pablo Santos, é médico. Foi eleito deputado estadual em 2014 e reeleito em 2018 quando deixou o mandato parlamentar para presidir a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares. Em 2022 foi eleito novamente deputado estadual. Foi secretário de Estado do Turismo do Piauí. Em fevereiro, pediu licença do mandato por 120 dias. É o candidato apoiado pelo governador Rafael Fonteles (PT). Em evento de lançamento da pré-candidatura, foi anunciada a participação da atual vice-prefeita Xandú Néri (PT) na chapa majoritária.
*Esta reportagem pode ser atualizada à medida que as chapas forem sendo consolidadas.
*Estagiária sob a supervisão de Andrê Nascimento.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 ‎Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias