6 de outubro de 2024

‘Eleições estão tranquilas, não há ocorrência significativa’, diz Cármen Lúcia

Ministra disse ainda que apenas 0,3% das urnas eletrônicas precisaram ter sido substituídas por outras, após falhas. Ministra relatou ainda que o temor de que eleitores da região Norte tivessem dificuldade de chegar às urnas, em razão dos rios secos, não se confirmou. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou no início da tarde deste domingo (6) que as eleições municipais estão transcorrendo com tranquilidade e sem ocorrências significativas.
A ministra disse ainda que apenas 0,3% das urnas eletrônicas precisaram ter sido substituídas por outras, após falhas. Ela afirmou que o comparecimento das pessoas está sendo significativo.
“Até aqui as eleições estão tranquilas, não há nenhuma ocorrência, nada significativo. Todas as providências que foram adotadas, todas, tanto de segurança, segurança de eleitores, a chegada das urnas devidamente nos locais, tudo que foi previamente adotado, todas as medidas adotadas estão hoje com os seus efeitos comprovados”, informou Cármen Lúcia em entrevista coletiva para a imprensa no Centro de Divulgação Eleitoral, no TSE.
“Os eleitores estão indo às urnas no Brasil inteiro desde oito horas da manhã no horário de Brasília, nós temos um número bem significativo de presença, temos praticamente nenhuma mudança nem de urna, que é uma situação normal, 0,3% de urnas substituídas por outras urnas”, completou.
A ministra relatou que o temor de que eleitores da região Norte tivessem dificuldade de chegar às urnas, em razão dos rios secos, não se confirmou.
“Aquilo que a gente temia, principalmente no Norte, por ausência de estradas, não se confirma. Conseguimos que os eleitores estejam comparecendo”, completou.
Justificativa no E-título
Eleitores relataram no início da votação demora no aplicativo E-título, da Justiça Eleitoral, para justificar a ausência do local de votação.
A ministra explicou que houve um excesso de demanda no E-título pela manhã para justificar, com 7,6 milhões de buscas por minuto, mas que o serviço foi normalizado ainda pela manhã.
Combate à violência
A presidente do TSE reiterou que as urnas são “confiáveis” e “seguras”. Cármen Lúcia também comentou a criação de um núcleo que estudará episódios de violência nas eleições para definir novos procedimentos a fim de aprimorar normas e atuação da Justiça Eleitoral.
“Todo tipo de violência não é aceitável em um estado de Direito, menos ainda no dia que a pessoa precisa votar e exercer o seu direito”, afirmou.

Mais Notícias