Motivar os eleitores a saírem de casa para votar, em um país onde o voto não é obrigatório, é o grande desafio dos candidatos à Casa Branca. EUA: candidatos miram estados decisivos no último sábado antes da eleição presidencial
A campanha pela Presidência dos Estados Unidos entrou na reta final. Neste sábado (2), o último antes da eleição de terça-feira (5), os candidatos Donald Trump e Kamala Harris foram atrás dos eleitores de regiões onde a disputa será voto a voto.
Em uma corrida extremamente apertada, os candidatos passaram o dia percorrendo estados decisivos.
Na Carolina do Norte, o ex-presidente Donald Trump disse que é o único que pode salvar a economia – um dos temas em que é bem avaliado pelos eleitores. Trump perguntou aos apoiadores:
“Vocês querem perder suas economias da vida inteira porque botaram uma mulher fraca e louca na presidência?”.
Também na Carolina do Norte, Kamala Harris disse que é hora de ter uma nova geração na liderança do país.
Mais cedo, ela fez comício em outro estado decisivo, a Geórgia, e pediu que os eleitores virassem a página do que chamou de “uma década de Donald Trump”.
Ela disse que, se for eleita, vai lutar pela liberdade das mulheres de tomarem decisões sobre seus corpos – foi uma referência à defesa do direito ao aborto.
Joe Biden fez a última aparição na campanha. O presidente foi à cidade natal dele, Scranton, na Pensilvânia, pedir votos para a democrata:
“Faltam apenas três dias para a eleição. Os desafios são enormes. A escolha não pode ser mais clara”.
Nessa reta final, os candidatos fazem uma maratona em busca de cada eleitor. Trump e Kamala estão empatados nas pesquisas. Cerca de 70 milhões de pessoas já votaram de forma antecipada. Em um país onde o voto não é obrigatório, o desafio agora é motivar quem ainda não votou a sair de casa para escolher o próximo presidente dos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM
Imigração, economia e aborto: o que pensam Kamala e Trump diante dos principais temas das eleições nos EUA
EUA usam Colégio Eleitoral em vez do voto popular na eleição para presidente; saiba o porquê
Por que o presidente dos EUA é sempre um democrata ou um republicano?