26 de outubro de 2024

Eleições nos EUA: vai e vem nas pesquisas tem ficado dentro da margem de erro há semanas

Mais uma pesquisa de intenção de voto nos Estados Unidos mostrou empate entre Kamala Harris e Donald Trump na eleição presidencial. Kamala Harris e Donald Trump estão empatados nas pesquisas
Imagem: Reprodução/TV Globo
Mais uma pesquisa de intenção de voto nos Estados Unidos mostrou empate entre Kamala Harris e Donald Trump na eleição presidencial.
Já é uma das corridas à Presidência mais acirradas nos Estados Unidos. O vai e vem nas pesquisas tem ficado dentro da margem de erro há semanas.
Nenhum candidato abriu uma vantagem para se consolidar na liderança. Em uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25) pelo jornal New York Times, Donald Trump e Kamala Harris aparecem empatadfos com 48%.
A disputa voto a voto acirrou o embate. Nesta sexta-feira (25), Kamala Harris afirmou:
“O presidente dos Estados Unidos deveria ser alguém que sobe o nível do discurso e fala sobre o que temos de melhor, não alguém como Donald Trump, que está constantemente humilhando e menosprezando quem é o povo americano”.
Foi uma resposta ao discurso de Trump na quinta-feira (24) no Arizona, quando criticava a política de imigração do atual governo, o candidato republicano afirmou:
“Somos um depósito de lixo. Somos uma lata de lixo do mundo.”, diz o candidato republicano Donald Trump.
E hoje disse que se perder a eleição, ele vai para a Venezuela. Afirmou: “Vai ser mais seguro do que o nosso país”.
A imigração é um dos principais temas da campanha e ganhou mais destaque nesta sexta-feira (25) em que os dois candidatos foram ao Texas, estado na fronteira com o México e onde o Partido Republicano, de Donald Trump, tradicionalmente ganha a eleição.
Na prática, a eleição já começou porque quase todos os estados americanos fazem a chamada votação antecipada. Do começo da semana para cá, o número de eleitores que votaram com antecedência praticamente dobrou e 33 milhões de cidadãos já depositaram as cédulas, presencialmente ou em caixas de correio.
Um dos estados que permitem isso é a Georgia. Ontem Kamala Harris foi até lá e fez um comício do lado do ex-presidente Barack Obama.
Ele afirmou que Trump age como um pateta e o acusou de ser um ditador. Obama concluiu dizendo que os Estados Unidos estão prontos para virar a página.
LEIA TAMBÉM
Sistema de votação nos EUA favorece republicanos? O debate em torno do colégio eleitoral
Em ‘empate raro’, Kamala e Trump têm 48% de intenção de voto cada um, aponta pesquisa do ‘New York Times’
Estado decisivo nas eleições dos EUA, Pensilvânia investiga tentativa de fraude para registrar mais de 2 mil eleitores

Mais Notícias