30 de outubro de 2024

Eleições: Padilha cita alta no número de prefeituras, mas pede que PT faça ‘avaliação profunda’

PT ficou em 9º no número de prefeituras conquistadas e em 7º no somatório dos eleitores desses municípios. Resultado melhorou em relação a 2020, mas não reverteu queda de 2016. Padilha faz balanço sobre desempenho do PT nas eleições municipais
O ministro das Relações Institucionais do governo Luiz Inácio Lula da Silva, Alexandre Padilha, defendeu nesta segunda-feira (28) que o PT faça uma “avaliação profunda” dos resultados das eleições municipais deste ano.
Questionado ao sair de uma reunião com Lula no Palácio da Alvorada, Padilha citou o aumento no número de prefeituras que serão comandadas pela legenda a partir de janeiro e derrotas de políticos ligados ao bolsonarismo, mas reconheceu que o PT “não saiu do Z4”.
PSD é o partido que comandará a maior parte da população no país; veja cenário por partido
“Toda eleição traz aprendizados. Em 2020, [o PT] teve desempenho muito pior do que teve agora. Agora foi crescimento em relação a 2020, 40% mais prefeituras, teve mais votos para prefeito agora do que em 2020”, citou Padilha.
“Eu diria o PT é o campeão nacional das eleições presidenciais. Mas, desde 2016, entrou no Z4 das eleições municipais. Não saiu ainda dessa posição de fim da tabela”, ponderou.
O PT conquistou 252 prefeituras em 2024, somados os dois turnos. Ficou atrás de oito partidos: PSD, MDB, PP, União Brasil, PL, Republicanos, PSB e PSDB.
Se for considerado o número de eleitores de cada município, o PT sobe um pouco no ranking – passa da nona para a sétima colocação.
Com 10,1 milhões de eleitores nas cidades em que vai tomar posse, o PT segue, no entanto, atrás de PSD, MDB, PL, União Brasil, PP e Republicanos.

Mais Notícias