27 de outubro de 2024

Eleitores de cidades com segundo turno podem justificar ausência em Teresina; confira locais

Os locais de funcionamento das mesas receptoras de justificativas vão atender o público apenas neste domingo (27), das 8h às 17h. Ausência também pode ser justificada pelo aplicativo e-Título e pelo site do TSE. Veja como foi a votação em 1º turno para a prefeitura de Teresina
Eric Souza/g1
Os eleitores que estão em Teresina e têm domicílio eleitoral em cidades com votação em segundo turno neste domingo (27) podem justificar a ausência às urnas em cinco locais na capital, informa o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Os locais de funcionamento das mesas receptoras de justificativas vão atender o público apenas neste domingo, das 8h às 17h. Veja os pontos da capital abaixo:
Aeroporto Senador Petrônio Portella: Avenida Centenário, s/n, Aeroporto;
Arquivo Central do TRE-PI: Rua Eliseu Martins, 1640, Centro;
Rodoviária Governador Lucídio Portella: Av. Pres. Getúlio Vargas, 2620, Catarina;
Teresina Shopping: Av. Raul Lopes, 1000, Noivos;
Riverside Shopping: Av. Ininga, 1201, Jóquei.
Além de Teresina, as zonas eleitorais do interior do Piauí também terão mesas de justificativa de ausência. Os locais serão divulgados posteriormente pela Justiça Eleitoral.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A justificativa no dia da eleição pode ser feita ainda pelo aplicativo e-Título, como explica o chefe da Sessão de Orientação às Zonas Eleitorais do TRE-PI, Hugo Leonardo.
“Haverá segundo turno das eleições em Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), por exemplo, e o eleitor e eleitora de uma dessas cidades que esteja em Teresina ou no interior do Piauí pode, com o aplicativo e-Título, fazer a justificativa que, no dia da eleição, é mais vantajosa porque você não precisa apresentar comprovação”, afirma o porta-voz.
Outra possibilidade de justificativa é o Sistema Justifica, que pode ser acessado pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
LEIA TAMBÉM:
TEMPO REAL: acompanhe a apuração dos votos pelo Brasil
GUIA DO ELEITOR: tudo o que você precisa saber sobre a votação
Mais de 30 mil invalidaram voto e quase 100 mil não foram votar em Teresina
Prazo para justificar
Quem não votou no primeiro turno (em 6 de outubro) e não justificou pode apresentar a justificativa até 5 de dezembro deste ano. Nesse caso, é exigida a apresentação de documentos como passagens de viagens e atestados médicos.
A partir deste domingo, os eleitores têm 60 dias para justificar a ausência no segundo turno. A multa para quem não apresentar justificativa nos prazos legais é de R$ 3,51.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Mais Notícias