7 de outubro de 2024

Eleitores enfrentam calor de até 38ºC para votar em Ribeirão Preto e Franca; veja relatos

Cerca de 726 mil eleitores vão às urnas neste domingo (6) para o primeiro turno das eleições municipais. O pleito na região tem sido marcado por poucas filas, agilidade no processo de votação e poucas intercorrências. Eleitores em Ribeirão Preto vão às urnas neste domingo (6) de votação
Em meio ao calor que atingiu 38°C em Ribeirão Preto (SP) e 35°C em Franca (SP), cerca de 726 mil eleitores são esperados nas urnas neste domingo (6) para o primeiro turno das eleições municipais. Na manhã e início da tarde de 2024, a votação ocorreu de forma tranquila em ambas as cidades, sem registro de filas nas seções ou de crimes eleitorais.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Presente em diversas escolas dos dois municípios, o g1 ouviu eleitores de diferentes perfis para sentir o clima de como está sendo o pleito nas cidades e a importância do exercício da cidadania por meio do voto.
Idosa faz questão de votar
ELEIÇÕES 2024 EM RIBEIRÃO PRETO: Aposentada Ingrid Becker fez questão de ficar em dia com a cidadania
Larissa Vieira/g1
Aos 64 anos, a aposentada Ingrid Becker, moradora de Ribeirão fez questão de comparecer cedinho à Faculdade Reges, zona Sul, para ficar em dia com a cidadania.
“Eu voto desde que foi possibilitado o voto. É fundamental votar, acredito que a gente tenha o dever e o prazer de votar em alguém que tenha as mesmas ideias que a gente. Não importa a idade”.
Casal de ciclista faz pausa cidadã para votar
ELEIÇÕES 2024 EM RIBEIRÃO PRETO: casal de ciclistas dá pausa em pedaladas para votar na Faculdade Régis
Larissa Vieira/g1
Aproveitando a manhã ensolarada, o casal de ciclistas Carlos Dourado e Valéria Garcia tirou um tempinho entre uma pedalada e outra para votar na Faculdade Reges, localizada no bairro Jardim Botânico.
“A gente saiu agora cedo para pedalar e já aproveitar para honrar nosso compromisso com a eleição”, aponta o engenheiro de produção. “Esse é o único jeito que a gente tem para melhorar, mudar as coisas. É na urna”, complementa a Valéria.
Mesário dedicado
Mesário há 20 anos, Daniel Pinho tem satisfação em servir no dia das eleições
Érico Andrade/g1
Essa não é a primeira vez que Daniel Malumbres Pinho é mesário. Há cerca de 20 anos, o funcionário público se dedica ao trabalha durante as eleições. Segundo ele, poder ajudar é gratificante.
“Eu gosto muito. Hoje está bem tranquilo, não teve problema em nenhuma urna. A expectativa é que continue assim, se Deus quiser”.
Aproveitando calorão para renda extra
ELEIÇÕES 2024 EM RIBEIRÃO PRETO: vendedor de caldo de cana impulsiona vendas no dia das eleições
Érico Andrade/g1
Vendedor de caldo de cana e água de coco há 25 anos, o aposentado Gildo Talin aproveita os dias de eleições para turbinar as vendas em frente à Escola Estadual Professora Eugênia Vilhena de Morais, zona Oeste de Ribeirão.
“Passou bastante gente agora no início da tarde. O calor ajudou bastante, graças a Deus. Encerrando aqui, vou votar também”.
LEIA MAIS
AO VIVO: acompanhe em tempo real as eleições 2024 em Ribeirão e Franca
Nogueira fala em ‘dever cumprido’ e pede ‘responsabilidade social’ a novo prefeito de Ribeirão Preto
Vice-prefeito de Aramina, SP, é detido por suspeita de indicar a eleitores votos para partido da esposa
Primeira a votar
ELEIÇÕES 2024 EM FRANCA: estudante de pedagogia Beatriz Ribeiro Sander, de 20 anos, foi uma das primeiras a votar na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)
Higor Goulart/g1
Em Franca, a estudante de pedagogia Beatriz Ribeiro Sander, de 20 anos, foi uma das primeiras a votar na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Pela primeira vez votando para a eleição municipal, ela reforça a importância do voto. “É a chance de ter uma escolha para ajudar o município e também as pessoas. É a oportunidade de mudar Franca para melhor”, diz.
Companheirismo na hora do voto
ELEIÇÕES 2024 EM FRANCA: casal de aposentados não abre mão de exercer direito ao voto
Higor Goulart/g1
O casal de aposentados Aparecida Solino Garcia, de 67 anos, e Roberto Rodrigues Garcia, de 73 anos, votou na Escola David Carneiro Ewbank, na zona Oeste. Para os dois, a votação é também um momento de companheirismo.
“Mesmo não sendo obrigatório, eu venho por conta da minha esposa. Como ela está com 67 anos, ainda é obrigada”, contou Roberto. “Nós temos um acordo. Até eu fazer 70 anos, ele tem que vir comigo”, brincou Aparecida.
Pelos próximos quatro anos, eles acreditam que o prefeito eleito deve priorizar saúde, educação e lazer. “Esses são os pontos principais. Perto da minha casa tem um terreno municipal, uma área linda, que poderia ser uma praça”, completou a aposentada.
Pai acompanha filho PCD
De óculos escuros, Agostinho Ferreira Sobrino acompanha o filho William Cintra Ferreira na votação em Franca (SP)
Igor do Vale/g1
O aposentado Agostinho Ferreira Sobrino, de 68 anos, acompanhou o filho William Cintra Ferreira, de 42 anos, que tem deficiência, durante a votação na Escola Estadual Torquato Caleiro. Após a votação, o aposentado elogiou a acessibilidade e o atendimento dos mesários.
“O pessoal muito bem preparado, bem treinado. Nós fomos muito bem atendidos e o William pode exercer seu direito de votar. Isso é muito importante, a democracia imperante”.
Veja fotos do 1º turno das eleições 2024 em Ribeirão Preto e Franca
Veja mais notícias das eleições no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias