31 de outubro de 2024

Eleitores optam pela continuidade na região Sul

Assim como no primeiro turno, Porto Alegre teve a maior abstenção entre as capitais no segundo turno: 34,83%. O índice também é o maior já registrado na capital gaúcha. Sebastião Melo (MDB) foi reeleito em Porto Alegre (RS)
Imagem: Reprodução/TV Globo
Na região Sul, os eleitores optaram pela continuidade.
Em Curitiba, o atual vice-prefeito Eduardo Pimentel, do PSD, se elegeu prefeito com mais de 50% dos votos válidos, vencendo a candidata do PMB, Cristina Graeml.
Pimentel é curitibano, tem 40 anos e é formado em Administração. Ocupa o cargo de vice-prefeito há oito anos e, durante a campanha, recebeu o apoio do prefeito Rafael Greca e do governador do Paraná, Ratinho Junior, também do PSD.
O prefeito eleito prometeu aumentar os investimentos na educação infantil.
“Eu vou zerar as filas com essas três ações: a construção de creches, contratações na rede particular e o vale-creche, que é uma garantia pras famílias com renda até 3 salários-mínimos, que vão poder matricular os seus filhos numa creche particular perto da sua casa ou do seu trabalho, enquanto esperam uma vaga numa creche pública ou contratada”, afirma Pimentel.
Em Porto Alegre, Sebastião Melo, do MDB, se reelegeu com 61% dos votos válidos, contra 38% da candidata do PT, Maria do Rosário.
Melo nasceu em Goiás e se mudou para Porto Alegre no fim dos anos de 1970, onde se elegeu vereador, deputado estadual, vice-prefeito e agora prefeito pela segunda vez. Melo disse que, no segundo mandato, vai priorizar a conclusão das obras emergenciais de prevenção contra as cheias.
“Estamos fazendo várias obras emergenciais. Já começamos no Sarandi, já tem obras em casa de bomba, tem fechamento de comportas que vão acontecer. E tem aqui a recuperação dessa orla também. A obra futura depende do estudo que nós contratamos e que ele tem que ter parceria com estado e União, porque não há proteção de cheia numa cidade. A bacia hidrográfica é que tem que ser levada em conta”, diz Sebastião Melo, MDB.
Assim como no primeiro turno, Porto Alegre teve a maior abstenção entre as capitais no segundo turno: 34,83%. O índice também é o maior já registrado na capital gaúcha.
LEIA TAMBÉM
Porto Alegre registra maior abstenção entre capitais com 2º turno; números preocupam TRE
Sebastião Melo, do MDB, é reeleito prefeito de Porto Alegre
Com fim do segundo turno, PSD conquista 41% das prefeituras do Paraná nas eleições 2024; veja distribuição

Mais Notícias