28 de dezembro de 2024

Em 12 dias, já choveu 30% do esperado para março, aponta meteorologia

De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), são esperadas mais chuvas intensas para a capital maranhense durante esse mês. Em apenas doze dias, já choveu o equivalente a 30% de todas chuvas esperadas para São Luís neste mês de março.
Grupo Mirante
Em apenas doze dias, já choveu o equivalente a 30% de todas chuvas esperadas para São Luís neste mês de março. De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ainda são esperadas mais chuvas intensas para este mês.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O mês de março, que já é considerado o período mais chuvoso ao longo do ano na capital maranhense e em 2024, este nível tende a aumentar. Segundo a meteorologia, o normal é que chova até 450 milímetros e, até o momento, já choveu aproximadamente 133 milímetros, 30% do esperado para o mês inteiro.
Segundo o meteorologista da UEMA, Gunter de Azevedo, os dados são preocupantes, principalmente para quem mora em áreas de risco de desabamento na capital. Além de chuvas intensas, os temporais podem apresentar fortes ventanias.
“É um mês preocupante porque as chuvas são bastante abundantes, mais frequentes. Além disso, elas podem vir carregadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento. É sempre bom a população ficar atenta a precisão atual do tempo”, disse Gunter.
São Luís tem 72 áreas de risco sendo monitoradas, diz Defesa Civil
Cuidados
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o órgão também recomenda:
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Em caso de alto risco, buscar mais informações junto à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Mais Notícias