6 de outubro de 2024

Em 7 horas, Monte Alegre do Sul tem cassação de prefeito, duas renúncias e elege às pressas novo chefe do Executivo

Após sucessão de renúncias, Casa elegeu indiretamente Luiz Fabiano (MDB) para cargo de prefeito. Edson Rodrigo (sem partido) ainda pode recorrer. Entrada de Monte Alegre do Sul, no interior de São Paulo
Caio Araújo/Prefeitura de Monte Alegre do Sul
A cidade de Monte Alegre do Sul (SP) teve nesta quarta-feira (2), em um intervalo de sete horas, a cassação do então prefeito Edson Rodrigo (sem partido), duas renúncias e uma eleição às pressas para um novo chefe do Executivo.
✅ Receba notícias da sua região no WhatsApp
Quem assume agora? Diante do cenário conturbado, a Câmara Municipal convocou uma sessão extraordinária ainda nesta quarta e, em eleição indireta, escolheu o vereador Luiz Fabiano (MDB) para assumir a prefeitura.
Como isso aconteceu? Após a Casa cassar o mandato de Rodrigo, a vice-prefeita seria a primeira pessoa indicada para ocupar a posição. Élida Panegassi (Podemos), no entanto, renunciou ao cargo durante a tarde.
Seguindo a ordem prevista por lei, a próxima pessoa a assumir o cargo de prefeito seria o presidente da Câmara, Luizinho Ferraresso (PP). Contudo, o vereador também renunciou à função.
Ambos atrelaram a renúncia ao fato de concorrerem ao Legislativo nas eleições municipais deste ano.
A EPTV, afiliada à TV Globo, entrou em contato com a Câmara dos Vereadores e com a administração municipal, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.
Cassação
Edson Rodrigo, prefeito cassado em Monte Alegre do Sul
Reprodução/TSE
Rodrigo foi acusado de improbidade administrativa, após denúncia de prejuízo aos cofres públicos durante a Festa do Morango, em agosto de 2022. Ele ainda pode recorrer da decisão.
A denúncia foi realizada em setembro do mesmo ano. A investigação apontou irregularidades no recolhimento dos valores dos espaços públicos para a organização da festa.
Conforme decreto municipal, os expositores do evento deveriam pagar os espaços em conta bancária própria do município, mas expositores alegaram ter feito o pagamento via Pix para a conta particular de um funcionário responsável pelo setor de eventos.
Em depoimento à Câmara, o funcionário admitiu que recebeu o valor de maneira que contrariou o decreto e afirmou que o prefeito sabia que isso era feito.
O que diz Edson Rodrigo?
À EPTV, o prefeito cassado Edson Rodrigo informou que está internado tratando uma doença renal, mas destacou que o Ministério Público arquivou a denúncia contra ele apresentada pela Câmara dos Vereadores.
Além disso, Rodrigo disse confiar na reversão da cassação e afirmou ser vítima de retaliações devido a “ânimos exaltados” entre o Legislativo e o Executivo.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

Mais Notícias