Grande quantidade de fumaça assustou moradores de prédios vizinhos. Fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e ninguém ficou ferido. Bombeiros apagam incêndio em vegetação próxima a condomínio em Campinas
O tempo seco segue favorecendo o registro de queimadas, e Campinas (SP) vive nesta terça-feira (6) mais um dia com ocorrências e colunas de fumaça incomodando moradores. E isso ocorre em meio ao alerta de atenção por conta da baixa umidade relativa do ar – veja orientações abaixo.
Segundo a Defesa Civil, o índice atingiu 27,4%, muito abaixo de 60% que é considerado o nível ideal de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O índice foi medido pela Estação Ciiagro do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no bairro Taquaral, às 12h40.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Cerca de uma hora depois, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado para combater um incêndio em uma área de mato na Rua Cônego Haroldo Niero, próximo a um condomínio na região do Jardim São Gabriel.
Segundo a corporação, a equipe chegou por volta das 14h e demorou duas horas para controlar o fogo. Ninguém ficou ferido.
De acordo com um morador, a fumaça começou a invadir o condomínio vizinho ao terreno, atrapalhando e assustando alguns moradores. [assista no vídeo acima]
Em dia que Campinas emite alerta para baixa umidade do ar, bombeiros apagam incêndio em vegetação próxima a condomínio
Jackson Souza
Um morador disse ao Corpo de Bombeiros que viu uma pessoa colocando fogo num lixo e que isso poderia ter provocado o incêndio. A causa ainda não foi determinada.
Ainda conforme a corporação, o fogo atingiu uma área de mata de cerca de 5 mil metros quadrados, no Jardim das Cerejeiras.
Incêndio em Valinhos
Outro incêndio atingiu uma área de mata no bairro Joapiranga, em Valinhos (SP), na tarde desta terça. Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 14h20 para a ocorrência na Rua Alameda Itatinga.
Ainda conforme a corporação, foram destinadas três equipes ao local e o fogo já foi controlado. Ninguém ficou ferido.
Orientações sobre baixa umidade do ar
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15h
Consumir água à vontade
Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, entre outros
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas