14 de abril de 2025

Em cerimônia, governador de MS entrega a Eduardo Leite bandeira gaúcha retirada de enchente; vídeo

Símbolo do Rio Grande do Sul foi encontrado por bombeiros sul-mato-grossenses que contribuíam com os resgates de vítimas das enchentes, no Sul. Entrega da bandeira foi feita nesta quinta-feira (1º). Bombeiros de MS resgatam bandeira gaúcha durante enchente
Quase dois meses após os bombeiros sul-mato-grossenses retirarem uma bandeira gaúcha durante o trabalho de cooperação na enchente que afetou o Rio Grande do Sul, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), entregou o símbolo para o também tucano Eduardo Leite durante cerimônia, em Campo Grande, nesta quinta-feira (1º).
No vídeo acima, é possível ver os bombeiros de Mato Grosso do Sul retirando a bandeira gaúcha das águas que encobriram várias cidades no Sul do país. O resgate foi feito na cidade de São Leopoldo (RS), em 17 de maio.
Já a entrega, como símbolo de reconstrução do estado gaúcho, foi realizada durante a posse do governador sul-mato-grossense Eduardo Riedel como presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). A bandeira foi entregue como presente para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
“Se tem algo que nos torna resilientes são os grandes desafios. A segunda equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul que chegou para ajudar nossos irmãos gaúchos viu algo na água e naquele momento achavam que pudesse ser alguém ou alguma coisa. Eles resgataram aquilo, que era a bandeira do Rio Grande do Sul, além das várias vidas que salvaram. No retorno das equipes eu fui agradecer, e entreguei uma menção honrosa a cada profissional. E eles entregaram a bandeira, que eu devolvo hoje”, explica Riedel.
Bandeira foi entregue ao governador do Rio Grande do Sul.
Saul Schramm/GOV-MS
Eduardo Leite agradeceu o presente e reforçou o desejo de reconstrução entre a comunidade gaúcha.
“Agradeço pelo acolhimento e pelo gesto tão bonito, que nos sensibiliza, da entrega da bandeira que resgataram lá nessa catástrofe climática que acometeu nosso estado. E também ao Mato Grosso do Sul e a todos estados brasileiros que colocaram enorme esforço para ajudar o Rio Grande do Sul. Faço especial registro ao Mato Grosso do Sul que enviou equipes técnicas, profissionais, equipamentos que ficaram longos períodos conosco nos ajudando a fazer resgates, atender nossa população. E além da ajuda material, nos dá apoio moral, que confortou a alma dos gaúchos. Somos muito gratos por este gesto”, disse Eduardo Leite.
O capitão do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Eduardo Tracz, 36 anos, foi quem retirou a bandeira da água. O militar chegou a São Leopoldo no dia 15 de maio. Nas 48 horas seguintes, a cidade que já dava sinais de normalidade, com retorno de alguns moradores para suas casas, começou a ser novamente atingida pelas chuvas.
“Muitas pessoas tinham voltando para suas casas. E com o retorno da chuva, a água voltou a subir. Então, no dia 17 de maio logo pela manhã, precisamos fazer a entrega de cestas básicas. A gente já tinha finalizado esta missão. De longe eu vi algo e achei que fosse o corpo de uma pessoa, achamos que era roupa, estávamos procurando vítimas. E quando fui chegando perto, foi um grande alívio perceber que era a bandeira do Rio Grande do Sul. A gente resgatou a bandeira, que representa o povo gaúcho”, comemorou.
“É com muita honra e orgulho que recebo essa homenagem do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. A nossa bandeira resgatada me enche de esperança de que o Rio Grande sairá muito mais forte dessa tragédia que tanto nos abalou”, destacou Eduardo Leite.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Mais Notícias