16 de janeiro de 2025

Em cerimônia no STJ, Justiça entrega primeiro Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário

Prêmio foi criado para celebrar os 35 anos da Constituição de 1988, completados em outubro de 2023. Ministros defenderam a liberdade de imprensa e o jornalismo profissional como pilares da democracia. A Justiça realizou nesta quarta-feira (24), em Brasília, evento para entrega do primeiro Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário.
O prêmio foi criado como parte das comemorações dos 35 anos da Constituição de 1988, completados em outubro de 2023.
O ministro Luis Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), conduziu a cerimônia, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Estavam presentes também outros ministros do STF e do STJ.
Concorreram ao prêmio 261 trabalhos jornalísticos que se inscreveram nas quatro categorias.
A TV Globo e a GloboNews ganharam o prêmio jornalismo de vídeo do STF, com a cobertura “8 de janeiro: dos ataques à vitória da democracia”.
Na entrega do prêmio, os ministros ressaltaram a importância do papel da imprensa para a defesa da democracia e da liberdade de expressão.
Segundo Barroso, a imprensa tradicional se tornou ainda mais importante diante do avanço das redes sociais. Para o ministro, o jornalismo profissional permite que toda a sociedade tenha acesso à realidade dos fatos.
“Eu acho muito importante nós celebrarmos o jornalismo tradicional, a imprensa tradicional, porque é preciso que ela reagrupe esse espaço […] Então, esse é o momento que nós estamos aprendendo e nós precisamos que da imprensa tradicional, para que nós possamos voltar a discordar só nas nossas opiniões. Para nós sermos capazes de compartilhar os fatos reportados”, disse o ministro.
A ministra Cármen Lúcia, do STF, afirmou que “não há democracia sem imprensa livre, sem jornalismo responsável, criativo e coerente”.

Mais Notícias