1.500 alunos receberam o desafio de criar soluções tecnológicas para resolver desafios das escolas em que estudam. Como premiação, 30 estudantes farão um intercâmbio para os EUA e Coreia do Sul. Sedukathon: Projetos usam tecnologias para resolver questões do dia a dia
Trinta estudantes da rede pública estadual do Piauí serão premiados com intercâmbios nos Estados Unidos da América e na Coreia do Sul por sua participação em uma competição de solução tecnológica para resolver desafios enfrentados pelas escolas em que estudam, o Seduckathon.
O nome da competição faz alusão ao termo “Hackathon”, usado para nomear maratonas de programação nas quais programadores se reúnem para desenvolver projetos, e a sigla da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em competição de tecnologia no PI, estudantes da rede pública criam soluções para cantina da escola e tradução de aulas em Libras
Reprodução/Tv Clube
Ao todo, 1.500 alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio receberam o desafio de criar ferramentas tecnológicas para ajudar no dia a dia das escolas estaduais, acompanhados por professores.
O professor Alan Costa, por exemplo, monitorou seus estudantes em um projeto relacionado à merenda escolar. “A ideia foi criar um sistema que ajudasse a controlar o refeitório. Alguns alunos ficavam sem lanchar, então a gente foi em busca de entender o problema e criar uma solução”, disse.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Já o grupo do professor Sebastião Sales buscou uma solução para garantir acessibilidade de Pessoas Com Deficiência (PCD), especificamente os alunos surdos. “A gente busca solucionar um problema pertinente à nossa realidade: alunos com deficiência auditiva. Um aplicativo convertendo as falas do professor em Libras [Língua Brasileira de Sinais]”, explicou.
Em competição de tecnologia no PI, estudantes da rede pública criam soluções para cantina da escola e tradução de aulas em Libras
Reprodução/Tv Clube
Dos 1.500 alunos que participaram, 150 foram classificados para a segunda fase, na qual 30 times com cinco competidores, cada, apresentaram seus projetos e 10 foram selecionados para etapa final, a maratona. O evento, que iniciou na quarta-feira (24), chega ao fim nesta sexta (26).
“Nunca imaginei. Está sendo uma coisa nova, maravilhosa. Estou aproveitando cada momento. Com certeza isso é só o início de muitas outras coisas”, afirmou o estudante William Rafael.
Durante a maratona, os competidores tiveram a oportunidade de conhecer outros profissionais da área, em ambiente específico de programação, e finalizar seus projetos, mostrando que a ideia funciona na prática.
Ao final, seis times serão vencedores, sendo que quatro deles irão para intercâmbios de um mês em Massachusetts, nos EUA, e dois para Seul, na Coreia do Sul.
“A viagem em si é um sonho para todo jovem que pensa em sair do Brasil para um intercambio. No lado social, os alunos estão muito empolgados em poder ter a chance de aprender algo novo, que vai profissionalizar para o futuro e também é algo que eles nem imaginavam que poderiam estar fazendo hoje”, declarou o professor Eracles Alves Folha.
Em competição de tecnologia no PI, estudantes da rede pública criam soluções para cantina da escola e tradução de aulas em Libras
Reprodução/Tv Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube