4 de janeiro de 2025

Em construção desde 2021, Dnit assume obras do anel viário de Brasiléia após tratativas

Com o acordo, órgão federal vai licitar o restante dos procedimentos para a conclusão da passagem. Obra já teve duas mudanças de prazo e está paralisada desde 2022 por conta da Operação Ptolomeu. Imagem do local em junho deste ano mostra ponte que foi instalada em março
Arquivo pessoal
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai assumir as obras do anel viário de Brasiléia, no interior do Acre, após quase três anos do início da construção. A informação foi confirmada pelo órgão durante encontro da superintendência em Brasília com o governador Gladson Cameli nessa quarta-feira (13).
Leia mais:
Sem previsão de conclusão, Deracre não informa estágio nem gastos atuais com construção do anel viário de Brasileia
Após não informar sobre paralisações, governo do AC se reúne com Ministério e diz que obras do anel viário de Brasiléia podem ser retomadas
Sem previsão de conclusão, Deracre não informa estágio nem gastos atuais com construção do anel viário de Brasileia
Até novembro de 2023, a construção, iniciada em 2021, seguia suspensa e sem previsão de entrega. Ainda naquele mês, o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) informou ao g1 que mantinha tratativas acerca da obra com Dnit.
O anel viário é uma das promessas de Cameli. Até maio de 2023, a construção já estava sem data prevista para ser finalizada após dois prazos diferentes não serem cumpridos. O prazo inicial para conclusão era o fim de 2022. Depois, a previsão passou a ser janeiro de 2023.
Fabrício Galvão, presidente nacional do Dnit, informou que agora o órgão federal vai licitar o restante dos procedimentos para a conclusão da passagem. Ainda não há previsão para a retomada do projeto.
“Acertamos com o governador que o DNIT assumirá este convênio e vai licitar o remanescente desta obra e entregar ao Acre este empreendimento. Queremos retomar este projeto o mais rápido possível”, destacou.
Em fevereiro do ano passado, segundo o governo, o anel viário estava 90% construído. A última atualização do governo do Acre, em março, informou que a obra estava em fase final, e a aduela de fechamento central, que liga os dois lados da estrutura da ponte, foi instalada.
“Mais uma vez, nosso estado sofreu com as enchentes, e os municípios de Brasileia e Assis Brasil ficaram isolados por terra. A conclusão desta obra é muito importante para evitar que isso se repita e também será fundamental para o desenvolvimento da região”, ressaltou o governador Gladson Cameli.
Dnit vai assumir novamente a obra do Anel Viário na cidade do interior do Acre
Atrasos no projeto
Em setembro deste ano, o governo chegou a informar que se reuniu com representantes do Ministério dos Transportes (MT) para pedir a retomada do convênio entre Dnit e Deracre para a execução do projeto. À época, o governador Gladson Cameli conversou com o secretário executivo do MT, George Santoro, e argumentou que era preciso aproveitar o período de verão para avançar com as obras. O secretário informou que aguarda um parecer da Controladoria-Geral da União (CGU) para retomar os repasses financeiros.
O superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araujo, informou ao g1 que a obra está paralisada desde 2022 por conta da Operação Ptolomeu, e também porque a CGU ainda aguarda a apresentação de projetos.
Conforme Araújo, a ponte foi concluída, mas os acessos não deram certo e também é preciso fazer a pavimentação da passagem. O superintendente diz que o governo segue tentando a liberação da obra junto à diretoria-geral do Dnit em Brasília. Para Araújo, uma possível solução seria o Dnit assumir a execução da obra.
“A ponte já estava concluída, mas os acessos não deram certo. O que aconteceu? Esse processo ficou parado, porque há uma por parte da CGU, alegando que faltavam os projetos e não podia fazer, estava incompleto. Como houve a operação, houve a paralisação. O que acontece? O estado do Acre, através do governador, está tentando reativar essa obra com aqui o pessoal do Dnit. Acontece que, como essa obra está com esse problema no momento, posição minha, talvez fosse melhor para dar continuidade ela voltar para o Denit, e a gente concluir essa obra. A gente tocaria e faria essa obra, os dois acessos. Mas mesmo assim, teremos que finalizar os projetos que estão faltando”, explica.
Araújo também diz que uma das propostas do governo é abrir nova licitação para a obra, pois as empresas que iniciaram o projeto não têm mais interesse em continuar.
Ainda conforme o superintendente, faltam três projetos a serem apresentados à CGU, entre eles o projeto de desapropriação, um de questões ambientais, e um de drenagem e geotécnico.
VÍDEOS: g1

Mais Notícias