16 de janeiro de 2025

Em Genebra nesta quinta, Lula tem evento da OIT e cerimônia de 35 anos de livro de Paulo Coelho

Presidente inicia giro pela Europa dias após extrema direita aumentar participação no Parlamento Europeu. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta quinta-feira (13) seu giro pela Europa com compromissos na cidade suíça de Genebra. Ele participa de um evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e de uma celebração dos 35 anos do livro “O Alquimista”, do escritor Paulo Coelho, que estará presente.
A OIT, um braço da Organização das Nações Unidas (ONU), vai realizar a 112ª Conferência Internacional do Trabalho. A cúpula visa promover o trabalho digno e os direitos humanos no mundo.
Lula: estamos colocando as contas em ordem
No ano passado, o Brasil registrou o maior número de denúncias de trabalho escravo e análogo à escravidão da história: 3.422 denúncias. O número de pessoas resgatadas também foi o maior em 14 anos: 3.151 pessoas. A maior parte dos regastes foram feitos na região Sudeste.
Antes da OIT, ainda no hotel, o presidente petista se reúne com o presidente da confederação Suíça, Viola Amherd. Já no local do evento, Lula tem um encontro marcado com Gilbert Houngbo, diretor-geral da OIT.
A expectativa é que presidente discurse no Fórum Inaugural da Coalizão para Justiça Social da OIT. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, Lula foi convidado para ser “copresidente” da coalizão.
Após a conferência, o presidente marca presença na residência oficial do representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas, embaixador Sérgio França Danese. Junto da primeira-dama Janja e do embaixador, Lula participará de uma cerimônia em comemoração os 35 anos da obra “O Alquimista”, do escritor brasileiro Paulo Coelho.
Ainda nesta quinta, segundo o Planalto, o presidente Lula segue para Plugia, na Itália, sede do encontro de líderes do G7. O grupo reúne Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e União Europeia. O Brasil participará como convidado. É a sétima vez na história que o presidente Lula é convidado para reunião.
A ida de Lula para a Europa ocorre dias depois de a extrema direita aumentar participação no Parlamento Europeu. A contenção desse espectro da política, tanto no cenário externo quanto no interno, é uma preocupação do presidente.

Mais Notícias