9 de janeiro de 2025

Em meio a crise com Kalil, Álvaro Damião é confirmado como vice de Fuad na chapa que busca reeleição

Convenção partidária oficializou chapa composta por nomes do PSD e do União Brasil um dia depois da repercussão de um provável apoio do ex-prefeito Alexandre Kalil ao pré-candidato Mauro Tramonte (Republicanos). Álvaro Damião (União Brasil) e Fuad Noman (PSD), candidatos à PBH.
Dai Nogueira/TV Globo
Em convenção na manhã deste sábado (27), o União Brasil anunciou apoio à candidatura do prefeito Fuad Noman (PSD) à reeleição e o nome do vereador e jornalista Álvaro Damião (União Brasil) a vice na chapa à Prefeitura de Belo Horizonte.
A oficialização acontece um dia depois de um acordo entre o ex-prefeito Alexandre Kalil com o Republicanos vir à público. Com isso, o ex-dirigente do Atlético deve apoiar Mauro Tramonte neste ano, e não o ex-aliado Fuad Noman. (entenda melhor abaixo)
Radialista e apresentador, Álvaro Damião, de 52 anos, está no segundo mandato na Câmara dos Vereadores. Natural do bairro Concórdia, Região Nordeste de BH, Damião ficou conhecido pela atuação em emissoras de rádio e TV da capital.
A convenção do partido, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, lançou 42 pré-candidatos a vereador pela legenda.
O ex-prefeito Alexandre Kalil e os secretários e o então secretário Fuad Noman, em 2019.
Reprodução/TV Globo
Crise entre Kalil e Fuad
A oficialização do nome de Damião acontece um dia depois da repercussão em torno de um provável apoio do ex-prefeito Alexandre Kalil a Mauro Tramonte (Republicanos) na corrida pela Afonso Pena 1212.
Kalil e Fuad formaram juntos a chapa vencedora das Eleições de 2020 na capital. Antes, Noman chegou a compor o quadro de secretários de PBH no primeiro mandato do carola.
Em 2022, Kalil deixou a PBH para se candidatar ao Governo de Minas, mas perdeu para Romeu Zema. Com isso, Fuad assumiu a administração municipal.
A relação entre os dois começou a se estremecer ainda em 2022, quando Kalil criticou publicamente a falta de apoio de Fuad na campanha ao governo do estado.
Kalil vem se articulando e dialogando com possíveis candidatos à PBH desde o início do ano, da esquerda à direita. Nesta sexta-feira (26), veio à público um acordo com o Republicanos.
Inicialmente, o conchavo prevê o apoio do ex-dirigente do Atlético a Mauro Tramonte. Em troca, Kalil seria o candidato da legenda ao Governo de Minas em 2026.
Em nota, o atual prefeito minimizou a crise e disse que Kalil “tem outros objetivos, o que é totalmente legítimo e compreensível”.
Disse não se tratar de uma “ruptura, mas de uma escolha” e que seguem tendo amizade, respeito e admiração um pelo outro.
Vídeos mais assistidos do g1 MG

Mais Notícias