12 de janeiro de 2025

Em meio à crise política, novo prefeito de Taquaritinga mira saúde, educação e assistência social

Luciano Azevedo assumiu prefeitura depois de votação na Câmara de Vereadores. Medida foi necessária depois de série de renúncias e afastamentos colecionados nos últimos 30 dias. Vereadores elegem novo prefeito de Taquaritinga, SP
Luciano José Azevedo (PSD) assume a prefeitura de Taquaritinga (SP) em meio a uma crise política na cidade.
Nesta quinta-feira (4), ele foi eleito presidente da Câmara de Vereadores e também prefeito do município, após uma série de renúncias e afastamentos colecionados nos últimos 30 dias (entenda abaixo).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Azevedo disputou o cargo com a vereadora Mirian Ponzio (PT) e venceu por 10 votos a 5.
Após a eleição, à EPTV, afiliada da TV Globo, ele destacou os problemas financeiros de Taquaritinga e elencou as prioridades para o mandato.
“O problema principal é financeiro, então a prioridade é saúde, educação, assistência social, mas isso tudo vou ter uma base assim que eu chegar à prefeitura e pedir para a equipe técnica me mostrar como está o cofre da prefeitura em relação às verbas.”
Sobre a instabilidade política, o novo prefeito pediu união dos partidos para retomar o cenário de tranquilidade.
“É um trabalho árduo, mas eu assumo esse compromisso com muita dedicação, com muito afinco, espero trazer tranquilidade para esse cenário político da cidade, quero união de todos os partidos, de toda a força política, para que a gente consiga tirar o município dessa situação e que ele volte a brilhar no cenário político do estado.”
Luciano José Azevedo (PSD) assumiu a prefeitura de Taquaritinga (SP)
Reprodução/EPTV
LEIA TAMBÉM
Advogado nega que acusada de matar namorado a facadas mudou cena do crime e mantém tese de legítima defesa
Ex-prefeito e atual secretário de Ribeirão Corrente é detido em operação contra esquema de corrupção
Casal acusado de torturar filhos adotivos em Colina é condenado a 21 anos de prisão
Entenda a crise política
A eleição aconteceu em sessão extraordinária, necessária após Valcir Conceição Zacarias (PSB), então presidente da Mesa Diretora e terceiro na linha de sucessão de cargo, recusar o mandato de chefe do Executivo na quarta-feira (3).
Por conta disso, Zacarias precisou obrigatoriamente renunciar como presidente da Casa, mas segue como vereador.
A nova eleição foi primordial após o vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha, que estava como chefe do Executivo desde o dia 28 de fevereiro, renunciar ao cargo na segunda-feira (1º), um mês após a posse.
Todo o imbróglio aconteceu porque Vanderlei José Mársico, prefeito eleito em 2020, foi afastado do cargo no dia 26 de fevereiro, após determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em processo que investiga improbidade administrativa e danos erários graves na gestão.
A decisão é de 23 de fevereiro. Além dele, a Justiça também determinou o afastamento do secretário da Fazenda de Taquaritinga, Carlos Fernando Montanholi.
Vanderlei José Mársico, prefeito de Taquaritinga (SP)
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias