17 de novembro de 2024

Em menos de 8 meses, Votorantim registra mais queimadas do que todo o ano de 2023

No total, foram 140 casos neste ano, e 131 no ano anterior. Além do número de ocorrências, a área de vegetação queimada também aumentou. Em menos de oito meses, Votorantim registra mais queimadas do que todo o ano de 2023
Votorantim (SP) registrou, nos primeiros oito meses de 2024, mais queimadas do que em todo o ano de 2023. No total, foram 140 incêndios em mato neste ano, e 131 no anterior.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Além do número de ocorrências, a área de vegetação queimada também aumentou. Em 2023, foram 580 metros quadrados, e, em 2024, foram 683 m².
Segundo o Centro Operacional do Corpo de Bombeiros, o mês mais crítico do ano passado foi agosto, com 23 ocorrências atendidas. Já neste ano, até o momento, foi o mês de julho, com 37 ocorrências.
Além da fumaça poluir o ar, atear fogo em vegetações é considerado crime ambiental e, se a pessoa for identificada, ela pode pagar multa ou ser presa.
Vale mencionar que, com a estiagem, o fogo se espalha com ainda mais facilidade. Nos últimos seis dias, a umidade relativa do ar ficou abaixo dos 30% na região do município, o que é metade do ideal para a saúde, segundo especialistas e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil, 90% dos casos de incêndios que foram registrados e investigados em 2023 foram causados por ações humanas, ou seja, começaram propositalmente ou a partir de uma bituca de cigarro jogada, por exemplo.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias