12 de janeiro de 2025

Em Óbidos, Defesa Civil intensifica monitoramento em áreas de risco devido ao período chuvoso

Acompanhamento está sendo feito em pelo menos 5 áreas pela cidade. Erosão provocada por fortes chuvas na periferia de Óbidos
Marcos Cantuário / Ascom PMO
Com a chegada do período chuvoso, aumentam as chamadas da população para a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Óbidos, no oeste do Pará. Devido aos danos provocados pelas fortes enxurradas, o órgão tem intensificado as vistorias nas áreas de risco.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com dados da Defesa Civil, de segunda (8) a quarta-feira (10), foi registrado um volume de 124,2mm de chuvas no município.
Monitoramento
Embora não tenha registrado ocorrências graves, o órgão tem intensificado as ações de monitoramento em pelo menos cinco áreas de risco localizadas na cidade, devido ao período chuvoso. O acompanhamento vem sendo feito na área do Porto de Cima (Centro da cidade), em obras; próximo à AABB (bairro Santa Terezinha); no bairro Perpétuo Socorro, nas Travessas 4 e 5.
Defesa Civil monitora áreas de risco em Óbidos devido período chuvoso
Marcos Cantuário / Ascom PMO
A equipe também acompanhou nesta quinta-feira (11) pela manhã, a situação da Rua da Cabanagem no bairro São Francisco e de parte da Rua Lauro Sodré, que está em obras – entre os bairros Cidade Nova e Fátima.
“Os monitoramentos estão sendo feitos através de visitas ‘in loco’ pelos agentes de defesa civil, com o objetivo de prevenir e resguardar vidas, e com o apoio da Secretaria de Infraestrutura que tem direcionado, sempre que necessário, uma força-tarefa com maquinários e servidores para a recuperação das áreas mais afetadas”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jamerson Amaral.
Pontos de alagamento exigem atenção redobrada
Marcos Cantuário / Ascom PMO
Prevenção
Durante o evento adverso de chuvas fortes, a coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil, orienta a população sobre cuidados importantes de prevenção.
“A orientação que nós queremos passar para a população é que se mantenha em local seguro até que a chuva passe. Evite atravessar ruas inundadas, pois você pode ficar preso em águas rápidas. Não tente atravessar áreas de alagamentos a pé ou de carro. É importante que o usuário retire eletrônicos dá tomada e não use o celular junto ao carregador. E algo muito importante: evite ficar ao ar livre ou perto de encostas e procure um local seguro”, alertou o coordenador.
Ouvidoria
A população pode entrar em contato com a Ouvidoria da Prefeitura de Óbidos para tirar dúvidas ou comunicar algum incidente em decorrência das chuvas intensas, por meio do contato (93) 99115-8259.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias