12 de janeiro de 2025

Em Seropédica (RJ), moradores e estudantes da UFRRJ vivem dia de medo depois que aluno morreu no meio de confronto entre bandidos

Segundo a polícia, a região onde fica a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro está no coração de uma guerra que envolve três grupos de milicianos. A atuação deles divide a BR-465, a antiga rodovia Rio – São Paulo. Em Seropédica (RJ), moradores e estudantes da UFRRJ vivem dia de medo depois que aluno morreu no meio de confronto entre bandidos
Uma guerra entre grupos de milicianos parou uma cidade inteira no estado do Rio de Janeiro. Um aluno da Universidade Federal Rural morreu no meio de um confronto entre bandidos. O clima é de medo.
Uma universidade com 26 mil alunos e a sensação de que a vítima poderia ter sido qualquer um deles.
“Era um aluno assim como eu, assim como meus colegas. Então, a gente acaba se vendo nessa posição também”, diz o estudante Rian Delaia.
Segundo a polícia, a região onde fica a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro está no coração de uma guerra que envolve três grupos de milicianos. A atuação deles divide a BR-465, a antiga rodovia Rio – São Paulo.
O setor de inteligência da Polícia Civil apurou que um dos grupos passou o fim de semana de tocaia a espera dos rivais. Nesta segunda (8), quando decidiram ir embora, encontraram um comboio rival no Centro da cidade de Seropédica. Um dos bandidos morreu, um outro foi baleado e preso.
Mas um tiroteio dessa dimensão fez várias vítimas inocentes. Duas crianças foram atingidas na rua ao lado da mãe, e o estado da filha mais velha, de 3 anos, é grave. O estudante de biologia Bernardo Paraíso, de 24 anos, tinha ido comprar um lanche no mercado, a 2 km da entrada da universidade. Bernardo ficou no meio do fogo cruzado e morreu ali mesmo. Ele iria se formar no fim do ano.
“Eu fiquei pensando na mãe do rapaz. Vir para cá estudar e perder a vida com vinte e pouco anos. Eu vi a mãe chorando, que desespero. Triste, estou muito triste”, lamenta a gari Sandra Regina da Silva.
“A Rural e Seropédica são um único ecossistema. Então, o clima de medo que acontece aqui na universidade hoje também acontece na cidade. Esse é um clima geral”, conta o doutorando Wilians Barbosa da Silva.
A universidade está triste: suspendeu as aulas nesta terça-feira (9) e decretou luto oficial de três dias. A cidade de Seropédica cresceu em torno desse campus, que transmitia uma sensação de paz e tranquilidade. Mas a violência foi fechando o cerco e se aproximando cada vez mais.
“Eles estavam localizados, às vezes, em pontos da cidade. Vez por outra isso se esparramava, transbordava para a área central aqui. Até que você tem esse evento agora que foge de todo padrão anterior, onde você tem o evento de uma morte, uma morte de um aluno da universidade, no Centro da cidade, em uma área toda movimentada, onde todo mundo se encontra”, relata José Cláudio Souza Alves, professor de sociologia da UFRRJ.
Seropédica tem 80 mil habitantes e fica a 75 km do Centro do Rio. Poucos anos atrás ainda tinha fama de ser calma até demais.
“Os colegas brincavam comigo: traz o jacaré para mim. Hoje, que que pode falar? Violência. Acabou, minha cidade acabou”, lamenta o comerciante Célio Lourenço.
Hoje, um grupo de milicianos da vizinha Itaguaí está disputando o controle da cidade com dois outros grupos locais, que eram unidos e se dividiram.
Pela manhã, o comércio reabriu, mas ainda foi possível ver as marcas do que aconteceu. Na universidade, amanhã às aulas voltam, mas o medo permanece. “
“A gente vem para cá com o intuito de realizar um sonho da nossa graduação, realizar o sonho da nossa futura profissão, e, agora, a gente se encontra em um estado que a gente não sabe se vai conseguir terminar esse sonho”, lamenta a estudante Júlia Otta.
Universidade Federal Rural. Às vezes, é difícil acreditar, mas a violência urbana chegou até lá.
LEIA TAMBÉM
Universitário morto em Seropédica foi atingido por três tiros; dois deles na cabeça, diz perícia
Bebê atingido em tiroteio em Seropédica tem alta, e irmã segue internada; mãe deles também foi baleada

Mais Notícias