Evento artístico destaca a influência do nome Maria na cultura brasileira. Glória Maria, Maria Bethânia, Maria Gadú e Maria Alcina são algumas das homenageadas.
Divulgação
A Casa da Memória Arthur Dalmasso, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, será o cenário de uma homenagem especial ao nome feminino mais comum do Brasil com a exposição “Marias”. O projeto, que ocorrerá entre os dias 24 e 31 de agosto, explora a rica influência cultural do nome Maria através das artes visuais e da música.
A artista visual Isabela Sultani é a responsável por criar uma série de ilustrações que retratam Marias icônicas da cultura brasileira. A exposição não apenas apresenta essas representações visuais, mas também explica a origem e significado de Maria e inclui uma sala imersiva com animações de canções populares que mencionam o nome. Além disso, uma sequência fotográfica exibe imagens de Marias de todo o país, enviadas especialmente para o evento, para mostrar a diversidade do nome no Brasil.
Um dos destaques da exposição é a canção inédita “Mar ia”, composta pelo renomado músico Vitor Pirralho. A música, que conta com a interpretação de Ney Matogrosso e produção de Yuri Queiroga, faz uma crítica social ao problema de subsidência em Maceió e teve o videoclipe lançado no dia 2 de agosto:
O evento é gratuito e aberto ao público, com visitas guiadas disponíveis.
Marias interessadas em participar podem enviar fotos para o Instagram da artista visual responsável.
Serviço:
Local: Casa da Memória Arthur Dalmasso – Teresópolis/RJ
Data: 24 a 31 de agosto
Horário: 10h às 17h (visita guiada às 11h, 14h e 15h)
Entrada: Gratuita