Levantamento de associação revela crescimento de 13,1% no faturamento de franqueados na metrópole no primeiro semestre deste ano. Caixa de supermercado entrega nota fiscal para cliente
Agência Brasília
Segmentos com maior faturamento incluem alimentação; saúde, beleza e bem-estar; serviços; e moda.
Rebeca Beatriz/g1 AM
Em um ano, os empregos em franquias de alimentação (comércio e distribuição) aumentaram 50,39% em Campinas (SP), segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) nos primeiros semestres de 2023 e 2024.
🔔 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
Paralelamente, o segmento de entretenimento e lazer enfrentou queda de 16,84% nos postos de trabalho no mesmo período. O cenário também foi de diminuição nas franquias de alimentação (food service), com variação negativa de 10,43%.
🔎 O termo food service abrange estabelecimentos como bares, lanchonetes, restaurantes, food trucks e quiosques. Esse segmento representa 20,94% da participação no faturamento de franqueados na metrópole.
O levantamento também avaliou as unidades em funcionamento por segmento. A maior participação, mais uma vez, fica por conta da área de food service, com 516 unidades em 2024. O número, porém, é 11,75% menor do que o registrado no ano anterior.
O aumento em empregos na área de comércio e distribuição de alimentos também se reflete na quantidade de estabelecimentos. No primeiro semestre de 2024, foram 257 unidades contabilizadas na metrópole, total 48,17% maior do que o mesmo período de 2023.
Faturamento em alta
Da alimentação à hotelaria, o setor de franquias está em alta. A prova disso é o crescimento de 13,16% no faturamento de unidades na metrópole entre o primeiro semestre de 2024 e o mesmo período do ano anterior.
Somando R$ 1.770.197.907 no primeiro semestre deste ano, contra R$ 1.564.304.551 no mesmo período de 2023, Campinas ocupa o 27º lugar no ranking de municípios brasileiros com maior crescimento em faturamento.
Para Guto Covizzi, diretor da Regional Interior São Paulo da ABF, diversos fatores colocam Campinas em destaque no mercado de franquias, incluindo o potencial de consumo e a condição econômica da metrópole.
“O franchise agrega nesse ponto porque a população consumidora, que tem uma renda per capita em evolução, torna-se exigente e quer produtos e serviços de qualidade. E o franchise é exatamente isso. Ele vem de um conceito de multiplicação com padronização e, com isso, leva as marcas a cada vez mais terem credibilidade, e passa para o consumidor essa confiança”, afirma.
Segundo Covizzi, a alta no faturamento no interior de São Paulo também é explicada pelo cenário pós-pandemia, com a consolidação da retomada dos padrões de consumo. Em 2025, a expectativa da associação é um crescimento acima de dois dígitos também no início do ano.
Franquias são opções para quem quer crescer ou investir em um negócio
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas