Equipamentos eram usados no bairro Cibratel II, em Itanhaém (SP). Empresa de energia retira câmeras de segurança instaladas por moradores em postes
A empresa de energia Neoenergia Eletro removeu câmeras de segurança instaladas por moradores em postes de três ruas do bairro Cibratel II, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Os equipamentos, usados pelos residentes para reforçar a segurança local. Imagens obtidas pelo g1 nesta quinta-feira (29) mostram o momento da remoção das câmeras (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
As câmeras estavam instaladas nas ruas Colômbia, Amapá, Iguaçu e Rio Grande do Sul, conectadas por cabos aos receptores das residências do bairro. A retirada dos equipamentos foi realizada na manhã da última sexta-feira (23).
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que agentes do 2° Distrito Policial de Itanhaém receberam uma denúncia sobre a instalação irregular das câmeras em postes de energia elétrica.
Agentes do 2° Distrito Policial de Itanhaém receberam uma denúncia sobre câmeras de monitoramento irregulares em postes de Iluminação.
Reprodução
Diante disso, foi constatado que as instalações ocorreram sem autorização da Neoenergia Elektro, empresa responsável pelo fornecimento de energia no bairro. Ainda de acordo com a SSP, a retirada e posse dos equipamentos ficou sob responsabilidade da concessionária. Não houve apreensão de objetos e não foi registrado boletim de ocorrência (BO) do caso.
Diante disso, foi constatado que as câmeras foram instaladas sem autorização da Neoenergia Eletro, a empresa responsável pelo fornecimento de energia no bairro. Segundo a SSP-SP, a responsabilidade pela retirada e pela posse dos equipamentos ficou a cargo da concessionária.
Não houve apreensão dos objetos e não foi registrado boletim de ocorrência (BO) sobre o caso. A SSP-SP informou que a situação foi tratada diretamente pela Neoenergia Eletro, sem necessidade de intervenção policial adicional.
O que diz a Elektro?
Ao g1, a Neoenergia Eletro informou que a Delegacia Seccional de Itanhaém fez a solicitação por meio de uma Ordem de Serviço Comercial, pedindo a presença da empresa para a retirada das câmeras instaladas de forma irregular em postes de energia elétrica.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos