3 de outubro de 2024

Empresário de SC que completou volta ao mundo de helicóptero elege pouso em iceberg como trecho mais bacana da viagem: ‘emoção gigante’

Ele agora encaminha para Guinness Book recorde de volta mais rápida ao mundo de helicóptero, com 106 dias. Empresário e piloto chegaram da viagem na terça-feira após pousarem em Jaraguaruna, no Sul de SC. Piloto de SC que dá volta ao mundo de helicóptero pousa em iceberg na Groenlândia
O empresário André Borges de Freitas elegeu o pouso em um iceberg na Groenlândia como o momento mais bacana da viagem de 106 dias de volta ao mundo que fez a bordo de um helicóptero. Ele e o piloto britânico Peter Wilson completaram o percurso na terça-feira (1º), ao chegaram ao Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O pouso no iceberg ocorreu em 8 de julho.
“É uma coisa que chama muita atenção porque a gente não tem muito gelo aqui no Brasil. Então pousar em um iceberg foi a coisa que mais eu me lembro, assim, de uma emoção gigante e uma coisa impressionante. Parecia a gente ir para a lua, porque a gente não sabia a consistência do iceberg, podia ser escorregadio ou alguma coisa assim. Então a gente teve que descer com muito cuidado do helicóptero, para pisar devagarinho no chão, para ver como é que era a consistência”, relatou o empresário sobre a experiência.
Um vídeo feito por ele na época mostrou o helicóptero circulando a massa de gelo. Após o pouso, ele e Wilson saem da aeronave e andam em cima do iceberg. Eles foram acompanhados por um amigo da Dinamarca, que também fez esse trecho da viagem no helicóptero.
Empresário e piloto voltam ao Brasil após viagem de volta ao mundo de helicóptero
Dificuldades
A Groenlândia também envolveu os trechos mais difíceis da viagem, conforme o empresário. As grandes travessias foram as que deram mais trabalho aos dois viajantes.
“Do Canadá para a Groenlândia, a gente pegou tempo muito ruim, neblina”, exemplificou o empresário.
O trecho mais desafiante, no entanto, foi entre a Groenlândia e a Islândia.
“A gente pegou o vento contra e a gente estava com uma autonomia de cinco horas e meia. A gente acabou cruzando ali com quatro horas e meia, então a gente ficou muito próximo do nosso limite de voo, que a gente sempre deixa uma hora de reserva. E estava um vento forte contra, a gente teve que baixar, voar a 100 metros de altura para poder fugir um pouco do vento, que o vento em altitude é maior, então a gente teve que voar baixo”.
Piloto britânico e empresário catarinense voltam ao Brasil após viagem de volta ao mundo de helicóptero
Deivid Morona/NSC TV
Recorde
A ideia inicial era passar pelos 35 países em 100 dias, mas as condições de tempo atrasaram o cronograma. A viagem começou no mesmo aeroporto do pouso, em Jaguaruna, em 18 de junho.
Apesar de não conseguir terminar o percurso no tempo inicialmente planejado, o empresário e o piloto conseguiram o recorde de volta ao mundo mais rápida feita de helicóptero, segundo eles. Agora, eles juntam documentos para provar o feito ao Guinness Book, o livro dos recordes.
Freitas lembrou que o piloto Peter Wilson já havia completado a volta ao mundo de helicóptero, mas em 121 dias. “Ele já tinha voado esse roteiro, a gente mudou o roteiro, 40% do roteiro eram lugares novos que ele não conhecia, do itinerário. Mas a gente usou basicamente o itinerário dele e a gente conseguiu fazer em 106 dias”.
A viagem feita por Wilson foi em 17 mil milhas, enquanto o percurso de 106 dias foram 34 mil milhas. Mesmo com mais distância, a volta ao mundo foi feita em menos tempo.
Antes mesmo de decolar no início da viagem, a dupla já tinha em mente a documentação necessária para comprovar o futuro recorde.
“A gente foi assinando nos pontos de parada, foram 14 pontos que a gente assinou essa documentação para o Guinness Book. Daqui a gente tem sete dias para mandar essa documentação, que já foi toda escaneada e provavelmente em uns três meses vem oficial a resposta deles”.
A expedição foi compartilhada nas redes sociais de André, que fez vídeos reportando cada viagem. Eles fizeram a volta ao mundo com um helicóptero R66 Turbine.
Pilotos deram volta ao mundo com helicóptero R66
Redes sociais/ Reprodução
Veja a lista de países no itinerário:
Brasil
Guiana Francesa
Guiana
Granada
Santa Lúcia
São Martinho
Porto Rico
Turks e Caicos
Bahamas
EUA
Canadá
Groenlândia
Islândia
Ilhas Faroe
Reino Unido
Luxemburgo
Áustria
Sérvia
Bulgária
Turquia
Geórgia
Turcomenistão
Uzbequistão
Cazaquistão
Rússia
México
El Salvador
Costa Rica
Panamá
Colômbia
Equador
Peru
Chile
Argentina
Uruguai
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias