5 de outubro de 2024

EMTU muda cronograma de interdições no Centro de Santos devido a obras do VLT; confira

Interdições entre as avenidas Conselheiro Nébias e São Francisco estavam marcadas para esta segunda-feira (30). Agora, a previsão é que os bloqueios aconteçam na quarta-feira (2). EMTU prevê nova data para interdições das obras do VLT
Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) mudou a data das interdições no nas avenidas Conselheiro Nébias e São Francisco, no Centro de Santos. Os bloqueios que estavam agendados para esta segunda-feira (30) agora estão previstos para quarta-feira (2).
A EMTU explicou que a mudança se fez necessária devido ao atraso dos serviços em outra frente de trabalho.
Os trechos das avenidas Conselheiro Nébias e São Francisco serão interditados para o remanejamento da rede de drenagem, como parte das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Avenida Conselheiro Nébias
▶️entre as ruas Bittencourt e Amador Bueno

Avenida São Francisco
▶️entre as ruas da Constituição e Dr. Cochrane
Como rotas alternativas, os motoristas têm como opções as ruas Brás Cubas e Amador Bueno.
A previsão para o término das interdições foi mantida em 21 de outubro. Entretanto, segundo a EMTU, as datas podem sofrer alterações.
Testes
VLT em fase de testes na Rua Amador Bueno, no Centro, em Santos (SP)
Marcelo Luis/A Tribuna Jornal
A EMTU realizou novos testes de circulação da segunda linha do VLT em Santos, na terça-feira (24). O transporte percorreu, durante a madrugada, todo o trecho, começando na conexão com a Linha 1, no cruzamento da Rua Campos de Melo com a Avenida Afonso Pena, e cobrindo os 8 km da área central da cidade.
A fase de testes sem passageiros continuará nos próximos meses, com restrições de estacionamento na via de passagem do VLT entre 9h e 16h, exceto para carga e descarga.
A EMTU destacou que cruzamentos serão temporariamente fechados durante a passagem das composições para garantir a segurança e o andamento dos ajustes.
A Prefeitura Municipal informou que a CET está com agentes em campo para evitar o estacionamento de veículos na linha férrea e acompanha o VLT com viaturas ao longo do percurso.
Trânsito
A CET-Santos informou que tem esquema operacional programado para o período de testes do VLT, que prevê agentes em campo já antes do início da circulação do trem para garantir que a linha férrea esteja sem veículos estacionados. Os agentes também estarão posicionados ao longo do percurso para monitorar o tráfego e orientar os motoristas.
Nova linha
O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias.
O trajeto pretende interligar os pontos de interesse público, como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo. O início da operação da nova linha está previsto para o primeiro semestre de 2025.
Segundo a EMTU, a estimativa é que o modal atenda cerca de 35 mil passageiros por dia na Baixada Santista. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5 km de trajeto.

Mais Notícias