15 de janeiro de 2025

EMTU prevê fim das obras da 2ª fase do VLT em julho e operação no primeiro semestre de 2025

De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), testes para operação do modal serão realizados durante o período. Nova linha fará a ligação entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Valongo. Obras fazem da expansão do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT)
Prefeitura de Santos
A operação da segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista terá início no primeiro semestre de 2025 em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), as obras do modal serão entregues em julho de 2024, mas ainda deverão passar por testes.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os trabalhos da segunda fase do VLT estão concentrados atualmente na região central de Santos, envolvendo ruas e avenidas que compõem o trajeto do equipamento. De acordo com a EMTU, as estações do VLT estão em fase de acabamento, com a instalação dos pisos e vidros.
Ainda segundo a empresa, a conclusão das obras está prevista para julho de 2024. Na sequência, serão realizadas as fases de testes do VLT, que ocorrerão no segundo semestre deste ano. A previsão é que o modal esteja operando ainda no primeiro semestre de 2025.
VLT
Obras do VLT alteram trânsito e transporte em Santos a partir desta sexta-feira
Prefeitura de Santos/Divulgação
As obras da segunda fase do VLT começaram em julho de 2020, com execução pela Alya Construtora. O novo trecho fará a ligação entre a Avenida Conselheiro Nébias e a região do Valongo, com 8km de extensão e 12 estações, com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia.
Uma nova fase do VLT ainda deverá ser construída em São Vicente, ligando as áreas Insular e Continental do município. A ação será realizada após a reforma da Ponte A Tribuna, iniciada em março, com previsão de entrega em 2 anos.
A terceira fase acrescentará 7,5 km de extensão e quatro estações no modal. O novo trecho deve beneficiar cerca de 150 mil moradores da Área Continental na ligação com o município de Santos.
Ao ser totalmente concluído, o VLT da Baixada Santista deverá contar com 27 km de extensão, além de 31 estações. A entrega final das obras está prevista para 2027.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Mais Notícias