19 de janeiro de 2025

Enchentes no Rio Grande do Sul: veja o trabalho incansável de quem faz resgastes das vítimas ilhadas no maior desastre natural do estado

Os repórteres do Fantástico mostram o cenário de medo e incerteza no qual vivem as vítimas do maior desastre natural da história do estado. Enchentes no Rio Grande do Sul: veja o trabalho incansável de quem faz resgastes das vítimas ilhadas
O Rio Grande do Sul vive o maior desastre natural de sua história. Subiu para 78 o número de mortes provocadas pelas enchentes no estado, 105 pessoas estão desaparecidas e há 175 feridos. Além disso, mais de 134 mil pessoas estão fora de casa.
O Fantástico deste domingo (5) mostrou o cenário de medo, destruição e também de solidariedade nas regiões afetadas.
“A situação que nós estamos vivenciando é absurdamente excepcional. Não é só um caso crítico, é o mais crítico que o estado terá registro na sua história”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Um cordão humano puxa um barco sem motor no meio da madrugada. É a luta por sobrevivência em Canoa, município do Rio Grande do Sul. A água encobriu metade da cidade e expulsou de casa mais de 180 mil pessoas.
“A gente está se organizando como a gente pode, tem pessoas voluntárias, pessoas de todos os lados. A gente faz o primeiro atendimento e já manda para abrigos”, afirmou Gustavo Bredow, socorrista.
Rio Grande do Sul vive o maior desastre natural de sua história
Em Eldorado do Sul, também na região metropolitana de Porto Alegre, só se chega de barco ou helicóptero. E a comunicação é precária.
Essa tarde helicópteros levaram alimentos para a cidade, que estima ter 5 mil pessoas precisando de comida.
Conforme a cheia ganha volume, os prefeitos imploram de várias maneiras, mas a mensagem é a mesma: salvem-se. Militares estão mobilizados para transportar alimentos, água e combustíveis. E também para resgatar pessoas isoladas.
Uso de drones
Pela primeira vez neste domingo (5), a Força Aérea Brasileira (FAB) a passou a utilizar uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), um tipo de drone, para ajudar na localização e identificação de vítimas dos temporais.
A FAB orienta que, ao ouvir ou ver a aeronave, as pessoas em situação de risco devem sinalizar ou fazer marcas em alguma superfície para facilitar a identificação e o envio do apoio.
Solidariedade
Em sua rede social, o surfista Pedro Scooby anunciou que está viajando para o Rio Grande do Sul com um grupo de amigos surfistas e pilotos de barcos e motos aquáticas para ajudar nos resgates.
“A gente conseguiu juntas os melhores pilotos de onda gigante do Rio e estamos indo rumo ao Sul; Tomara que a gente consiga chegar a tempo de ajudar”, afirmou o surfista.
Lula sobrevoa cidades alagadas
O presidente Lula fez uma segunda visita ao Rio Grande do Sul neste domingo (5). Ele afirmou que não haverá burocracia para liberar verbas para a reconstrução do do estado.
Eram 10h30 quando o presidente chegou ao Rio Grande do Sul. Lula (PT) sobrevoou Porto Alegre e a região metropolitana, e pode presenciar a calamidade que o estado vive: municípios como Canoas e Eldorado seguem debaixo d’água.
Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, e o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, também estavam com Lula.
Lula se reúne com Governador do Rio Grande do Sul em coletiva sobre as tempestades no Rio Grande do Sul
Reprodução/TV Globo
Em uma coletiva de imprensa, Lula garantiu que não faltarão recursos para os trabalhos de recuperação no Rio Grande do Sul.
“Eu sei que o estado do Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil. E eu sei que tem muitas estradas estaduais que estão com problemas. Eu quero lhe dizer [ao governador Eduardo Leite] que não fique preocupado que o Governo Federal, através do Ministério do Transporte, vai ajudar você a recuperar as estradas estaduais. E na reconstrução das casas, já defini levar em conta com os prefeitos que a gente não pode permitir que as pessoas reconstruam as casas no mesmo local que a casa que caiu”, disse.
Na mesma coletiva, o governador do estado, Eduardo Leite, afirmou que o cenário é de guerra e defendeu uma flexibilização fiscal, como aconteceu na pandemia de Covid-19. “O Rio Grande do Sul já é um estado que tem dificuldade para operar na normalidade por contra das restrições fiscais”, afirmou.
Tempestades deixam rastro de destruição no Rio Grande do Sul
Reprodução/TV Globo
Papa comenta
Papa Francisco pede orações para o Rio Grande do Sul
No Vaticano, o Papa Francisco pediu orações para o Rio Grande do Sul. Ao se dirigir a fiéis na praça São Pedro, ele afirmou que está rezando pela população e pediu que Deus acolha os mortos nas enchentes.
Você pode ajudar as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. O site ParaQuemDoar.com.br tem um guia de organizações confiáveis que estão recolhendo doações.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias