Noronha2B – Film Commission Forum reúne cineastas, roteiristas, produtores, integrantes dos governos estadual e federal e representantes de plataformas de streaming. Integrantes do Noronha 2B estiveram em uma palestra no Museu dos Tubarões
Ana Clara Marinho/TV Globo
Fernando de Noronha recebe a visita de cineastas, roteiristas, produtores, integrantes dos governos do estado e federal e representantes das principais plataformas de streaming. Com o objetivo de unir o audiovisual e o turismo, o evento Noronha2B – Film Commission Forum, que começou na segunda (20) e segue até sexta-feira (23).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, disse que o evento é importante para divulgação dos destinos.
“É muito importante que a cultura e o turismo sejam pensados juntos. Quando a gente pensa em uma relação entre audiovisual e turismo — que, em vários lugares do mundo, dá certo —, isso nos ajuda na cultura e na promoção desse Brasil que a gente quer viver, com sustentabilidade, respeito à natureza e democracia”, afirmou o presidente da Embratur.
LEIA TAMBÉM:
Fernando de Noronha terá sala de cinema após mais de 30 anos
No encontro, Marcelo Freixo anunciou a gravação de um documentário sobre Fernando de Noronha. “Nós vamos produzir um documentário na perspectiva dos moradores de Noronha. Além do atrativo das praias, do sol, da natureza incrível e dos mergulhos, tem uma experiência dos moradores que fizeram Fernando de Noronha. Nós queremos produzir esse documentário ainda este ano”, contou.
A gerente de conteúdo e dramaturgia do Globoplay, Suely Weller, também enfatizou a importância da junção do turismo com o audiovisual.
“O turismo pode ser incentivado pelo audiovisual, e toda a parte turística pode abrir as portas para que a gente tenha filmes em mais lugares. Um set de filmagem que pode envolver até 200 pessoas, isso muda a estrutura do local, não é simples, por isso é preciso apoio. As gravações podem deixar legado turístico”, declarou Suely Weller.
Noronha no Cinema
Fernando de Noronha recebe encontro de cinema
Os integrantes do fórum discutem os possíveis roteiros que serão analisados e apresentados ao mercado. Os profissionais do setor também visitam os pontos turísticos de Fernando de Noronha, no estudo de possíveis locações (veja vídeo acima).
“Fernando de Noronha é o lugar mais inspirador do planeta Terra. Para fazer cinema, é preciso inspiração. Noronha é coisa de cinema. A gente escolheu essa terra para ser a vitrine do Brasil para o mundo”, contou o diretor artístico do fórum, Zeca Brito.
Ele disse, ainda, que a ilha pode ser cenário de produções: “Um dos objetivos desse evento é apresentar Fernando de Noronha para as pessoas que têm o poder de decisão, de escolher lugares para filmes e novelas. Tenho certeza que, no futuro, poderemos ter essas produções audiovisual em Noronha”.
O evento também é uma oportunidade de integração entre os profissionais do audiovisual e quem trabalha com cultura na ilha. O escritor Íkaro Silvester é autor de nove livros e sonha em transformá-los em filmes. “Escrevo com o sonho de que essas histórias virem audiovisual. Esse evento é uma oportunidade de entender esse ramo, como se profissionalizar e conseguir recursos”, afirmou.
O cineasta pernambucano Wildes Sampaio já produziu 40 curtas, dos quais quatro foram filmados na ilha, onde mora há 11 anos. “Esse evento pode ajudar meu trabalho e também projetos com jovens e crianças da ilha, além das pessoas que trabalham com audiovisual e não tiveram apoio”, declarou.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
u