7 de outubro de 2024

Encontro de gerações: idosos e adolescentes exercem direito ao voto no AC mesmo fora de idade obrigatória

Casal acima de 70 anos saiu da zona rural da capital acreana para garantir participação nas eleições municipais. Jovens abaixo de 18 anos também compareceram aos locais de votação pela primeira vez como eleitores. Eleições 2024 no AC: juventude e terceira idade se encontram na hora do voto
Arte g1
No dia da votação do primeiro turno das eleições municipais de 2024, a festa da democracia proporcionou um encontro de gerações. Idosos e adolescentes, em idades à parte da faixa etária obrigatória, que é acima de 18 anos e abaixo de 70 anos, fizeram questão de exercer o voto em Rio Branco.
ELEIÇÕES 2024: Veja a página do g1 AC
TEMPO REAL: Acompanhe a cobertura completa deste domingo (6)
📲 CANAL DO WHATSAPP: Acompanhe as notícias do Acre no seu celular
O casal Luiz Vicente da Costa, de 75 anos, e Izanira Souza da Costa, de 80 anos, é um dos exemplos. Eles saíram da zona rural da capital acreana para votar no colégio João Paulo II, na Baixada da Sobral.
Para Luiz Vicente, o voto, além de um direito, é a chance de mostrar satisfação ou descontentamento com os governantes. E ele pretende votar em todos os próximos pleitos.
“A gente vota porque a gente espera que as coisas melhorem. E o direito do cidadão é isso. Afinal de contas, a gente tira o empregado que não está trabalhando para a gente, porque os políticos são nossos empregados. E a gente tenta colocar o outro empregado para ver se ele faz mais do que o que a gente tá querendo que saia. Então, é por isso que a gente vem exercer o nosso direito de cidadão. Enquanto eu tiver vida, e estiver andando, a luta é essa. [Votar] até um dia quando não puder mais”, ressalta.
Eleições 2024 no AC: Luiz Vicente da Costa, de 75 anos, faz questão de ir às urnas
Victor Lebre/g1
Izanira conta que se sente bem ao votar, e espera que os eleitos façam valer este esforço. Ela também torce para que os anseios dela e de outros moradores da zona rural de Rio Branco sejam ouvidos, já que costumam ter dificuldades de transporte nos ramais durante o período de chuvas.
“Nós somos de idade, e a gente mora numa chácara, então é muito difícil para lá. Na época do inverno a gente anda de bota se quiser sair para vir receber o dinheirinho da gente. Então, eu espero que a pessoa que se eleger, ele faça alguma coisa por nós, nós que moramos na periferia da cidade”, avalia.
Eleições 2024 no AC: Izanira Costa, de 80 anos, espera que os moradores da zona rural tenham a voz ouvida pelos candidatos
Victor Lebre/g1
O Acre tem 612.448 eleitores aptos a ir às urnas para escolher os novos vereadores e prefeitos, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda conforme os dados, o estado tem 89.711 eleitores acima dos 60 anos.
Eleições 2024 no AC: José Manoel da Silva, de 63 anos, saiu de casa às 4h30 para chegar a tempo de votar
Victor Lebre/g1
Esse também é o caso do idoso José Manoel da Silva, de 63 anos, que também mora na zona rural de Rio Branco e quis comparecer ao local de votação. Ele mora no projeto de assentamento Moreno Maia, na Transacreana, e relata que saiu de casa às 4h30 para chegar a tempo de votar.
Silva ressalta a importância de seu voto, e diz que, enquanto conseguir chegar às urnas, vai exercer o direito.
“A importância do meu voto é porque eu tenho que representar a democracia, porque eu tenho que respeitar. A democracia é obrigatória. Claro, depende da idade. Passou de 65, 70 que vota se quiser. Agora eu ainda tenho a minha responsabilidade de chegar e representar meu voto. Até enquanto estiver andando e conseguir chegar lá”, destaca.
Já a aposentada Enerzília Pires de Oliveira, de 86, tem como motivação para votar a vontade de compensar o tempo sem direito ao voto, durante a ditadura militar entre os anos de 1964 e 1985.
“Eu voto porque eu gosto. Voto porque eu gosto de exercer a cidadania e eu desconto o tempo que eu passei sem ter direito de votar por conta da ditadura militar”, conta.
Eleições 2024 no AC: Enerzília Pires de Oliveira, de 86 anos, tem como motivação para votar a vontade de compensar o tempo sem direito ao voto, durante a ditadura militar
Victor Lebre/g1
Juventude presente
Eleições 2024 no AC: Guilherme Rodrigues, de 17 anos, estava ansioso para votar
Victor Lebre/g1
A exemplo dos mais velhos, jovens que ainda não chegaram à idade obrigatória para votar decidiram iniciar a vida política neste domingo (6).
Para Guilherme Rodrigues, de 17 anos, a emoção foi tão grande que ele até ficou nervoso diante da urna. Porém, contou com a ajuda dos mesários e concluiu seu primeiro voto.
“Porque a gente tem que cooperar com a população, para ver o nosso bem também. Porque tem muita corrupção hoje em dia e a gente tem que escolher o nosso voto verdadeiramente. É importante, porque se a gente colocar pessoas que não têm total responsabilidade, não vai dar certo. Já queria ter votado antes dos 17 anos. Travei lá na hora, tipo, não sabia como é que eu ia votar lá, só que a moça me ajudou e aí deu certo”, lembra.
Se para uns a votação já era aguardada há muito tempo, para outros é também um compromisso familiar. A adolescente Isabele Haddad foi acompanhada da mãe registrar seu primeiro voto, na Escola Heloísa Mourão Marques, motivada pela candidatura de um parente próximo.
Mas, além do apoio familiar, para ela, o voto é uma chance de mudar o mundo, começando pela cidade que mora.
“A gente precisa sempre estar dentro da política, porque é algo que muda o mundo mesmo, tudo envolve política. E a gente precisa prezar pelo que é melhor para a nossa cidade. E é por isso que eu optei por votar também”, ressalta.
Eleições 2024 no AC: Isabele Haddad, de 16 anos, votou pela primeira vez neste domingo (6)
Victor Lebre/g1
Eleições 2024 no Acre
O Acre tem 64 candidatos ao cargo de prefeito e 2.156 ao de vereador. Segundo o levantamento, houve uma redução no número de candidatos em relação ao pleito de 2020.
Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicar no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página. Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consulte onde votar. Preencha os campos e clique em “Entrar”.
Guia do eleitor: Saiba o que pode e o que não pode ser feito no dia da eleição no Acre
Ônibus devem circular a partir das 3h no domingo de eleição em Rio Branco e com transporte gratuito
O título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo TSE, caso não esteja com o título em mãos, é possível votar com um documento que tenha foto.
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), através de uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco, vai garantir o transporte de mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 e de eleitores com circulação dos ônibus a partir das 3h na capital acreana. Esse transporte será gratuito até às 15h30.
Eleições 2024 no AC: Movimentação nas seções eleitorais segue tranquila em Rio Branco
VÍDEOS: g1

Mais Notícias