Enejor acontece até o dia 26 abril, na Escola de Formação de Professores da PUC Goiás. Palestras onlines são oferecidas de graça. Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo, em Goiânia
Arquivo Pessoal/Diego Itacaramby
O 23° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (Enejor) acontece em Goiânia até sexta-feira (26). O evento discute educação midiática e o combate à fake news.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Realizado na Escola de Formação de Professores da PUC Goiás, o encontro destaca como ponto de debate para o encontro uma pesquisa na qual os dados apontam que 88% da sociedade brasileira já acreditou em algum tipo de informação falsa.
A pesquisa do Instituto Locomotiva aponta que a maioria das desinformações estão ligadas à venda de produtos, propostas em campanhas eleitorais, escândalos políticos e políticas públicas como vacinação. Segundo Marluce Zacariotti, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), os cursos de jornalismo têm papel fundamental na compreensão da sociedade sobre o funcionamento das mídias e a checagem de informações.
A conferência de abertura do Enejor acontece nesta quarta-feira (24) às 20h. As inscrições do evento se encerraram na última segunda-feira (22). As atividades presenciais são permitidas apenas para os inscritos no evento. Já as atividades online, são abertas e serão transmitidas no canal do Youtube da PUC-GO.
O evento é organizado pela Abej e pelo curso Jornalismo da PUC Goiás, com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Também conta com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), Centro Universitário Sul-Americano (UNIFASAM), Observatório de Mídia da PUC Goiás, Livraria Plavrear, restaurante Fogão Caipira, TV Anhanguera, Jornal O Popular, G1 Goiás e CBN Goiânia.
Confira a programação:
Dia 24 de abril
8h às 18h: Credenciamento, no Hall do Auditório da Escola de Formação de Professores.
8h às 9h30: Assembleia-geral para eleição da nova diretoria da Abej/ Entrega do Prêmio Abej/ Campanha Institucional das novas edições da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ), no Auditório da Escola de Formação de Professores.
9h30 às 10h: Coffee break , no Hall do Auditório da Escola de Formação de Professores.
10h às 12h: Mesa presencial “O paradigma da objetividade em contexto decolonial”, com os professores Dr. Dennis de Oliveira (USP), Dr.ª Ângela Teixeira de Moraes (UFG), no Auditório da Escola de Formação de Professores. Mediação: prof.ª Dr.ª Gabriela Marques (UFG).
14h às 18h: Oficinas e minicursos com professores de Jornalismo e convidados do evento:
Oficina 1: Produção de Reportagem e Audiovisual – A Pauta na TV (Prof. Sílvio Henrique V. Barbosa / UFPI) – Sala 105-A (Escola de Formação de Professores e Humanidades).
Oficina 2: O Poder da Imagem: Reflexões Sobre Fotojornalismo, Realidade e Ficção (Prof. Vinícius Guedes Souza / UFMT) – Sala 110-A (Escola de Formação de Professores e Humanidades).
Oficina 3: Ensinar Jornalismo com Extensão – A Sistematização de Experiências (Prof. Dennis de Oliveira / USP) – Sala 112-A (Escola de Formação de Professores e Humanidades).
Oficina 4: A LAI é uma Ferramenta Poderosa: Vamos Usar? (Profª Drª Kátia Brembatti / Abraji – Universidade Positivo – Estadão) – Oficina Online.
15h30 às 17h: 14º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo (híbrido).
Local: Sala de reuniões com projetor / Coordenação e mediação: Profª Drª Valquíria Guimarães (Abej-UFT) e Profª Ms. Sabrina Moreira (PUC Goiás) / (Google Meet).
18h às 19h: Encontro com mídia, palestrantes e autoridades – Coquetel na parte interna da Escola de Formação de Professores.
19h às 20h: Solenidade de abertura, no Auditório da Escola de Formação de Professores.
20h às 21h: Conferência de Abertura: Jornalismo e Educação Midiática: perspectivas para o empoderamento da cidadania, com a prof.ª Dr.ª Heleny Méndiz Rojas (híbrida), no Auditório da Escola de Formação de Professores.
Mediação: presidente da Abej, Dr.ª Marluce Zacariotti.
Dia 25 de abril
8h às 11h30: Credenciamento, no Hall do Auditório da Escola de Formação de Professores.
8h30 às 9h30: Mesa híbrida “Educação midiática e políticas públicas: o necessário e o possível”, com Mariana Ochs (coordenadora do Educamídia – Instituto Palavra Aberta), Mariana Filizola (coordenadora-geral de Educação Midiática na SECOM da Presidência da República) e Gerson Cruz (Diretor do Sistema Sagres de Comunicação).
Mediação: Dr.ª Maria Elisabete Antonioli (Abej/ESPM), no Auditório da Escola de Formação de Professores.
10h às 11h30: Mesa híbrida “Ensinar a ensinar: a alfabetização midiática nos currículos de jornalismo”, com Prof.ª Drª Letícia Torres (UFJF) e Ivone Ananias Rocha (Doutoranda pelo PPGJor/UFSC).
10h – Oficina 5: Produção Fotojornalística com smartphone (Prof. Dr. Erivam Morais de Oliveira / ESPM) – Sala 101-A (Escola de Formação de Professores e Humanidades).
14h às 17h30: 19º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo (Comitê Científico).
17h30: – Coffee Break.
18h – 19h: Lançamento de livros. Coordenação: Prof.ª Dr.ª Tatiana De Carvalho Duarte (Abej) e Prof. Dr. Rogério Pereira Borges (PUC Goiás), no Térreo da Escola de Formação de Professores.
19h às 20h30: Roda de debate: Assessoria de imprensa no ensino de Jornalismo, com o Prof. Dr. Boanerges Lopes (Abej/UFJF), no Auditório da Escola de Formação de Professores.
Debatedores: Prof. Ms. Francisco Barros (Uni Alfa), Renata Vieira (Kasane Comunicação Corporativa), Sirlene Milhomem (Oficina de Comunicação).
Mediação: Prof. Dr.ª Tatiana Carilly (UniAraguaia).
Dia 26 de abril
8h30 às 10h: Mesa híbrida “Jornalismo investigativo como estratégia contra a desinformação”, com o Prof. Dr. Samuel Pantoja Lima (UFSC), prof.ª Katia Brembatti (Abraji/Universidade Positivo/Estadão), no Auditório da Escola de Formação de Professores.
Mediação: Dr. Rodrigo Pelegrini Ratier (Abej/USP).
10h às 10h30: Momento cultural / Exposição.
10h às12h: Mesa presencial “ IA e o ensino de jornalismo: conflitos e possibilidades”, com Prof. Dr. Sergio Amadeu da Silveira (UFABC/SP), Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo (UFPI – Rede de Combate à desinformação), no Auditório da Escola de Formação de Professores.
Coordenador: Erivam Morais de Oliveira (Abej/ ESPM).
14h às 16h: Encontro: 19º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo.
16h: Coffee break.
16h15 às 18h: ASSEMBLEIA-GERAL ORDINÁRIA – 2ª Sessão.
18h: Cerimônia de encerramento.
19h: Momento cultural e coquetel, na Livraria Palavrear.
Serviço
Evento: 23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor).
Data: 23 a 26 de abril.
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás (Área VI). Endereço: R. 227, 119 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74605-080.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás