Nesta etapa, estudantes devem responder questões de matemática e ciências da natureza, com início do exame marcado para 13h30. Enem 2024 tem aplicação da segunda prova neste domingo (10)
Reprodução/Redes Sociais
O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reúne, neste domingo (10), mais de 27 mil estudantes na região de Araraquara, São Carlos e outras 13 cidades da região (veja a lista abaixo). Nesta etapa, os candidatos devem responder questões de matemática e ciências da natureza.
O plantão tira-dúvidas do Enem, transmitido ao vivo pelo g1 no dia 31 de outubro, apresentou dicas de professores sobre assuntos que podem ser cobrados no exame, que é a principal porta de acesso às universidades. Reveja aqui.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
⌚ Neste domingo, os portões permanecem abertos das 12h às 13h, e o exame começa às 13h30. A aplicação termina às 18h30, e os candidatos podem sair, mas sem o caderno de questões, a partir das 15h30.
Lembrando que somente é permitido deixar o local de aplicação com o caderno nos 30 minutos que antecedem o término da prova – ou seja, a partir das 18h.
LEIA MAIS:
ESTRATÉGIA: quantos minutos gastar por questão? É melhor começar pelas perguntas ou pela redação?
DICAS: O que precisa levar para o Enem?
Ao todo, o Enem tem 4.325.960 de inscritos no país, dos quais 1,6 milhão é concluinte do ensino médio. O estado com o maior número de inscrições é São Paulo, com 645.849. A prova será realizada em 210 municípios paulistas.
Na região, 27.436 pessoas irão fazer a prova. O número é maior do que no Enem 2023, quando 24.413 candidatos se inscreveram.
Em São Carlos (SP) são aguardados 6.336 participantes e, em Araraquara, são 4.463 candidatos. Tapiratiba é a cidade com menor número de inscritos: 394 (veja o total de candidatos de todas as cidades abaixo).
Veja os candidatos por cidades que terão prova do Enem 2024 na região:
Araraquara – 4.463 candidatos
Araras – 1.684 candidatos
Casa Branca – 499 candidatos
Ibaté – 525 candidatos
Leme – 1.121 candidatos
Matão – 1.142 candidatos
Mococa – 1.243 candidatos
Pirassununga – 1.801 candidatos
Porto Ferreira – 1.356 candidatos
Rio Claro – 2.972 candidatos
São Carlos – 6.336 candidatos
São João da Boa Vista – 1.809 candidatos
São José do Rio Pardo – 1.066 candidatos
Tapiratiba – 394 candidatos
Vargem Grande do Sul – 1025 candidatos
O que levar no dia da prova
No dia do exame, os candidatos podem entrar na sala de prova com:
RG ou outra documentação oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição (opcional);
Lanches.
A recomendação é que os concorrentes levem alimentos práticos e que dão energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal, além de água em garrafa transparente e sem rótulo. Outra orientação é usar roupas e calçados leves e confortáveis.
É permitido levar bolsa ou mochila. Porém, uma vez dentro da sala de aplicação, ela deve ser colocada debaixo da cadeira e não pode ser manuseada. Dessa forma, tudo que for ser utilizado durante a prova, como canetas, água, lanche e máscaras, deve ficar fora da bolsa.
O que não levar no dia prova
Telefones celulares, calculadoras e qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Antes do início da prova, o candidato recebe um envelope porta-objetos, lacrado e identificado, que deve ser mantido debaixo da carteira e não pode ser manuseado até a saída definitiva do local de provas.
Veja os vídeos da EPTV Central
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara