16 de novembro de 2024

Enem 2024: Com duas faculdades, candidato quer fazer medicina após ser destratado em hospital no AC: ‘questão de honra’


Carlos Augusto Álvaro de Sousa, 39 anos, é formado em história e direito e agora almeja uma vaga no curso de medicina após levar o pai ao Pronto-socorro e não ser bem atendido no local. Candidato já é formado em duas faculdades e pretende cursar medicina no Acre
Hellen Monteiro/g1 AC
Medicina não foi a primeira opção de Carlos Augusto Álvaro de Sousa, de 39 anos, que já é formado em direito e história. Após ser destratado ao procurar atendimento em um hospital de Rio Branco, no entanto, ele resolveu agir.
Sousa se inscreveu no Enem 2024 com o objetivo de tentar uma vaga no curso na área de saúde. Caso aprovado, ele espera contribuir para a melhora na qualidade do atendimento nas unidades de saúde acreanas.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Segundo ele, o episódio aconteceu há três anos, quando ele levava o pai para ser atendido no pronto-socorro da capital.
“Fui destratado com o meu pai, e então decidi fazer medicina. Eu quero fazer diferente, eu quero tratar as pessoas como elas merecem ser tratadas, especialmente numa situação delicada”, assegurou o historiador e bacharel em direito.
O candidato afirmou ainda que virar médico se tornou “na verdade uma questão de honra”, e pretende ajudar quem precisa com a nova profissão.
Carlos Augusto Álvaro de Sousa, 39 anos, veio equipado com água e várias canetas pretas para a prova do Enem 2024
Hellen Monteiro/g1 AC
Sobre o primeiro dia de provas, de Sousa disse que achou complexa a parte de linguagens. “A gente sabe que a prova do Enem não é uma prova simples, até o critério de correção deles, até hoje já li várias vezes e não consigo entender. O critério de avaliação é diferenciado”, declarou ele
De acordo com ele, o Enem em si é uma prova difícil, porém, crê que vai ter mais facilidade no segundo dia.
“A segunda prova pra mim é mais fácil. O que diferencia da primeira é a questão da redação que tinha o tempo de 30 minutos a mais para fazer uma redação. Para mim é pouco, assim como a quantidade de linhas para mim tinha que ser maior”, declarou ele.
Segundo dia de provas
A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 está sendo aplicada neste domingo (10) em todo o Brasil. No Acre, são mais de 26 mil candidatos inscritos para esta edição. Os estudantes devem ficar atentos porque neste segundo dia o tempo para responder as questões é menor.
Redação do Enem é aplicada no primeiro dia de provas
Agência Brasil
Neste domingo (10), os estudantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, com 45 questões de química, física e biologia. Além da avaliação de matemática, com mais 45 questões.
Os portões abrem às 10h, horário do estado, e fecham às 11h. Quem perdeu o exame na semana passada pode fazer a segunda prova sem nenhum impedimento.
As provas começam a ser aplicadas às 11h30. O candidato tem até às 16h30 para responder 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. O candidato poderá sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
ENEM 2024:
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Todos os mais de 8,4 mil alunos que estão terminando o ensino médio na rede pública do Acre participaram do 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (3). A informação foi divulgada pela Secretaria de Educação e Cultura (SEE), baseada em dados repassados pelo Ministério da Educação (MEC).
Dentre os inscritos, a mulheres são maioria, sendo 15.760 das inscrições, enquanto 10.615 que se inscreveram são homens. Os dados são autodeclaratórios e os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados finais publicados).
Das 22 cidades acreanas, apenas em cinco não haverá provas: Rodrigues Alves, Bujari, Capixaba, Assis Brasil e Manoel Urbano. Dos mais de 26 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Acre, Rio Branco concentra mais de 60% dos inscritos.
Para conferir o documento, é preciso acessar a página do participante, utilizando o login gov.br (CPF e senha).
🕐 Horários (fuso do Acre)
Portões abrem às: 10h
Portões fecham às: 11h
Prova começa às: 11h30
Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 17h
Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 16h30
Transporte em Rio Branco
Nove ônibus devem ser adicionados a frota de 52 veículos que normalmente circula aos domingos, totalizando 61 unidades fazendo os trajetos durante os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, em Rio Branco. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país.
Os veículos reservas devem estar a postos a partir das 7h, sendo três no Terminal Central, um no terminal de integração da Baixada, dois no terminal de integração do Tucumã/Universitário e três na garagem da operadora para serem usados caso haja aumento da demanda ou algum veículo precise ser substituído.
Confira como fica a divisão de veículos por linha nos dias de Enem
O horário de funcionamento do transporte público não vai ser alterado, seguindo das 5h às 23h30. Não haverá gratuidade no transporte público para os candidatos do Enem, sendo mantida apenas para as pessoas que já possuem esse benefício.
Veja o que é preciso saber para o segundo dia de provas do Enem no Acre
Sobre o Enem 2024
🖋️ O que levar no dia da prova:
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não o apertem.
🚨 Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal – capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
VÍDEOS: g1

Mais Notícias