1 de janeiro de 2025

Enem 2024: confira quais são os municípios do Acre com mais inscritos


Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira completam o top 3 com mais inscritos no Acre. Exame acontece nos dias 3 e 10 de novembro em 17 municípios acreanos. Mais de 16 mil candidatos são de Rio Branco; foto é do Enem 2023
Aline Nascimento/g1
Dos mais de 26 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Acre, Rio Branco concentra mais de 60% dos inscritos. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas ocorrem nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Somente em Rio Branco, o número perfaz o total de 16.047 candidatos. Ainda segundo os números, as cidades de Cruzeiro do Sul (3.869 inscritos) e Sena Madureira (954 inscritos) completam o top 3.
No total, o Acre recebeu 26.375 inscrições, segundo o Ministério da Educação (MEC). Em comparação com o quantitativo de inscritos do ano passado, que correspondeu a 24.277 candidatos, o aumento foi de 8,6%.
Veja abaixo o gráfico com o quantitativo de inscritos em cada cidade acreana:
Das 22 cidades acreanas, apenas em cinco não haverá provas: Rodrigues Alves, Bujari, Capixaba, Assis Brasil e Manoel Urbano.
Todos os 9.082 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública se inscreveram no exame, o que corresponde a 34% dos inscritos do total no estado. A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE-AC) confirmou que 100% desses alunos irão fazer a prova.
LEIA TAMBÉM:
Tema da redação do Enem 2024: celular nas escolas, crise do clima e IA são apostas de professores
Professores dão dicas para esta reta final
Enem 2024: Professora dá 6 dicas para bombar na redação
No Acre, 52,3% dos estudantes, o que corresponde a 13.820 inscritos, já terminaram o ensino médio. Além disso, outras 3.644 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano; e 115 correspondem a pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos (treineiros).
Ainda no estado, 69,66% dos inscritos, ou seja, 18.372 candidatos, são isentos da taxa de inscrição. Já 30,34% dos inscritos, o que equivale a 8.003 estudantes, pagaram. As mulheres são maioria, sendo 15.760 das inscrições, enquanto 10.615 que se inscreveram são homens.
Os dados são autodeclaratórios e os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados finais publicados).
Brasil
O Enem 2024 registrou 4.325.960 inscrições. Dessas, 1,8 milhão já concluiu o ensino médio. Ademais, 1,6 milhão de inscritos estão terminando a etapa de ensino em 2024. 841.546, são estudantes do 1º ou 2º ano e 24.723 correspondem aos chamados treineiros, que não estão cursando nem concluíram o ensino médio, mas farão o Enem para fins de autoavaliação.
Esta edição do exame contará com 140 mil salas de prova, em cerca de 10 mil locais de aplicação, distribuídas em 1.753 municípios por todo o Brasil.
O Inep divulgou nesta terça-feira (22) o cartão de confirmação com local de provas dos candidatos. No cartão também estarão escritos o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo) e de tratamento por nome social.
Para conferir o documento, é preciso acessar a página do participante, utilizando o login gov.br (CPF e senha).
Sobre o Enem 2024
🖋️ O que levar no dia da prova:
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não o apertem.
🚨 Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal – capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
🕐 Horários (fuso do Acre)
Portões abrem às: 10h
Portões fecham às: 11h
Prova começa às: 11h30
Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 17h
Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 16h30
O candidato só deixa o local de aplicação com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Enem 2024: especialista dá dicas do que fazer nesta reta final
VÍDEOS: g1

Mais Notícias