Juan é de Salvador (BA) e não conhece cidade da prova. Ele foi ao bloco errado do prédio onde faria o exame. Enem 2024: Estudante chega a tempo, mas perde prova por entrar em prédio errado
O estudante Juan Gonçalves Sales da Silveira chegou a tempo de entrar no prédio da PUC-GO, mas não conseguiu fazer a prova do Enem porque acessou o bloco errado. O g1 registrou o momento em que ele passou pelo portão no último instante e foi avisado que não era o local correto (assista acima).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Juan, que é de Salvador, mudou-se para Goiânia há quatro meses e disse que ainda não conhece bem a cidade. “Estava procurando, o bloco tinha o mesmo nome e várias entradas, e eu não sabia para onde ir”, contou.
O estudante, de 28 anos, trabalha com manutenção automotiva e pretende cursar engenharia mecânica. As provas estão sendo realizadas em todo o Brasil neste domingo (3), e os portões fecharam às 13h.
Juan disse que estava confiante para a prova, mas que o excesso de compromissos e de estudo atrapalharam: “Curso do Senai, concurso do Correio, prova do Enem… foi correria, mas… a do Enem eu deixei passar. Estou com um aperto no coração, mas é isso”.
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Enem 2024 – Domingo (3) – Goiânia (GO) – Juan Gonçalves Sales chegou a tempo, mas perdeu prova por entrar em prédio na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Goiânia
Gilmara Roberto/g1 Goiás
Vida melhor
Juan Gonçalves contou ainda que tem se preparado para outras provas, incluindo concursos públicos, e que se mudou para Goiânia em busca de uma melhor qualidade de vida.
“Vim tentar mudar de vida, buscar oportunidades de trabalho. De onde eu venho, há muito preconceito com idade, cor da pele, lugar onde você mora… e, aqui, não. As oportunidades são melhores para a gente. Aqui eles não ligam para isso, só querem que a gente faça o nosso trabalho”, disse.
Enem 2024 – Domingo (3) – Goiânia (GO) – Juan Gonçalves Sales chegou a tempo, mas perdeu prova por entrar em prédio na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Goiânia
Gilmara Roberto/g1 Goiás
Enem em Goiás
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior do Brasil. Dados do Ministério da Educação mostram que 150.770 pessoas tiveram suas inscrições confirmadas no Enem esse ano em Goiás. O número é o maior do centro-oeste com folga, já que o segundo colocado é o estado do Distrito Federal, com 74.366 inscrições.
Segundo o ministério, desse total de inscrições em Goiás, 70.701 são estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio. Goiânia concentra mais de 41 mil inscritos no estado.
Neste ano, as provas do Enem ocorrerão em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Os portões são fechados às 13h (horário de Brasília) e as provas começam meia hora depois.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás