Cleusa Maria de Souza realiza neste domingo (10) o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Cleusa Maria de Souza
Jardes Johnson/g1
Após abandonar os estudos para cuidar das filhas, Cleusa Maria de Souza, de 50 anos, realiza pela segunda vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (10), em Cuiabá. A primeira vez que prestou o exame foi há alguns anos, e, embora o tempo tenha passado, seu objetivo continua o mesmo: conquistar a oportunidade de fazer um curso superior.
Ao g1, Cleusa disse que na primeira vez que prestou o exame conseguiu uma vaga no curso de medicina veterinária, mas que não conseguiu o concluir a graduação na época. Mas, mesmo com os desafios de lado, ela nunca deixou o sonho de lado e agora deseja cursar nutrição.
“Quero cursar uma faculdade porque tive que parar o estudo na época que passei para medicina veterinária, não consegui concluir por consequências da vida. Agora, depois de tanto tempo, resolvi retomar o sonho, já que a gente não pode deixar de sonhar nunca enquanto tem vida, tem saúde e tem esperança. Então agora pretendo cursar nutrição”, contou.
Ela também explicou que, mesmo após interromper os estudos, nunca deixou de persistir na busca pelo conhecimento e que está determinada a continuar perseguindo seus objetivos, independentemente das dificuldades.
“A motivação foi exatamente minhas filhas. Hoje em dia os jovens não querem estudar, então eu falei assim: já que elas não querem estudar, então eu vou estudar. Eu parei a minha vida por conta delas e hoje em dia e se elas não querem [estudar] eu quero. Ainda tenho muito vigor”, ressaltou.
Neste domingo, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h e as provas começarão às 13h30, conforme o horário de Brasília.
🤔 O que levar no Enem
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.
Enem 2024: o que pode e o que não pode levar para a prova?
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
⚠️ O que não pode no Enem
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.