Mais de 23,6 mil candidatos da região fazem a primeira etapa da prova neste domingo. Número de inscritos para realizar a prova subiu 10,2% na região, aponta Inep. Segunda etapa do Enem será aplicada no dia 10 de novembro. Portão é aberto e estudantes entram para primeira prova do Enem na Universidade de Mogi das Cruzes em Mogi das Cruzes
Rubens Guilherme Santos/g1
Os estudantes do Alto Tietê que vão fazer a a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 neste domingo (3), na Universidade de Mogi das Cruzes, um dos locais de prova na região já podem entrar na unidade. Os portões do local foram abertos por volta das 11h57.
Neste domingo, os inscritos fazem prova de ciências humanas e redação.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Na região mais de 23,6 mil candidatos estão inscritos para o exame, de acordo com o Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número aponta um crescimento de 29,41% na comparação com o total de candidatos do ano passado. Em 2023, o Alto Tietê teve 21,4 mil inscritos.
Estudantes chegam para o primeiro dia do Enem na Universidade de Mogi das Cruzes em Mogi das Cruzes
Rubens Guilherme Santos/g1
Irmãs Maria Luiza e Beatriz saíram cedo de Salesópolis para fazer o Enem em Mogi das Cruzes
Rubens Guilherme Santos/g1
As irmãs Maria Luiza de Oliveira, de 20 anos, e Beatriz de Oliveira, de 20 anos, mora em Salesópolis e saíram cedo de casa para não perder o Enem. “Tô bem ansiosa, eu estudei bastante e tô confiante. A gente tem que sair cedo porque mora longe às vezes tem trânsito, então tem que sair com antecedência”, explica Maria Luzia ainda pensa se vai cursar fisioterapia ou psicologia.
A irmã dela Beatriz de Oliveira, de 20 anos, também está confiante e pretende usar a nota no Prouni. “A gente estudou bastante quero estética e cosméticos e estudar em Mogi para não ficar longe da família.”
Eduardo Bessa é de Biritiba Mirim e faz o Enem pela segunda vez em busca de uma graduação
Rubens Guilherme Santos/g1
Eduardo Bessa, de 51 anos, veio de Biritiba Mirim e chegou por volta das 11h30. Ele faz o Enem pela segunda vez para retomar o curso de engenharia elétrica. Bessa conta que tinha bolsa integral e por causa da pandemia de Covid-19, precisou parar a faculdade. “Como perdi o vínculo por causa desse tempo que ficou parado, tô tentando retomar.Vamos ver se a gente volta.”
A segunda etapa do Enem será aplicada no dia 10 de novembro.
LEIA MAIS:
Enem 2024: número de inscritos cresce 10,2% no Alto Tietê, aponta Inep
Enem começa hoje com ciências humanas e redação para 4,3 milhões de candidatos
Gabarito Enem 2024 extraoficial e correção das provas feita pelo Anglo
Enem 2024: cartão de confirmação com local de prova é divulgado
20 perguntas rápidas para testar seus conhecimentos de Enem: você lembra o que aprendeu na escola?
É preciso ‘lacrar’ para tirar nota mil na redação do Enem? Entenda elo entre proposta de intervenção e direitos humanos
Tema da redação do Enem 2024: celular nas escolas, crise do clima e IA são apostas de professores
Perfil candidatos Enem no Alto Tietê
Segundo dados do Inep, Mogi das Cruzes, com 7.395 candidatos, é a cidade com mais inscrições, seguido de Suzano, com 4.571, e Itaquaquecetuba, com 4.213.
Além disso, o levantamento do Inep aponta que São Paulo é o estado com mais inscritos, com 645.849, sendo que Mogi é a 11ª cidade com mais inscrições para o exame.
Os dados do Inep ainda indicam que somente 44% dos candidatos ao Enem neste ano são concluintes do ensino médio. Segundo o Inep, a atual edição do exame contará com 140 mil salas de prova em todo o país, em cerca de 10 mil locais de aplicação, distribuídas em 1.753 municípios.
De acordo com a determinação do Inep, os portões dos locais de prova abrem às 12h, e fecham às 13h. O exame começa às 13h30.
O Inep destaca que é proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção à Covid-19, nos estados ou municípios onde o uso da máscara em local fechado seja obrigatório por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.
Cuidados
Antes de entrar na sala onde vai fazer a prova, o estudante recebe um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. Guarde o envelope abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.
Caso não siga as orientações e seja flagrado com qualquer um dos itens que deveria estar no envelope, o candidato pode ser eliminado. (confira abaixo o que deve ser colocado no envelope)
O que levar no dia da prova
Obrigatório
Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Documento de identificação válido, físico ou digital.
Aconselhável
Cartão de Confirmação de Inscrição;
Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).
Itens que devem estar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas
Declaração de Comparecimento impressa.
Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
Livros, manuais, impressos, anotações.
Protetor auricular.
Relógio de qualquer tipo.
Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar.
Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê