14 de novembro de 2024

Enem 2024: saiba por que deixar matérias mais difíceis para o fim da prova pode ser um erro


Segundo dia de prova traz questões de matemática e ciência da natureza. Boa estratégia para desafio dos cálculos pode ser começar pelas questões mais fáceis distribuídas nas disciplina. Estudante se preparando para o Enem
Reprodução/Agência Pará
Cálculos e fórmulas esperam pelos candidatos no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para este domingo (10). Temidos por muitos, os exercícios de exatas demandam atenção e estruturação e saber por onde começar a prova pode ser uma boa estratégia para gestão do tempo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
🔢 Desta vez, são 90 questões em duas áreas do conhecimento: ciências da natureza – com questões de biologia, física e química – e matemática. Assim como no primeiro dia, as questões de matemática e ciências da natureza devem ser analíticas e contextualizadas, que são características do teste.
No entanto, como se trata de exatas, elas incluem cálculos, exigindo mais tempo e organização. Como estratégia para gerenciar bem o tempo e direcionar a energia, com foco em melhores resultados, o coordenador do curso pré-vestibular do Oficina do Estudante, Ricardo Marcio, indica um rodízio entre as áreas.
“É importante lembrar que cada disciplina tem questões de níveis fácil, médio e difícil, e uma boa estratégia é fazer um rodízio: iniciar pelas questões mais fáceis de ciências da natureza, depois passar para matemática e fazer as questões mais acessíveis, retornando depois para ciências da natureza para resolver as de nível médio, e assim por diante. Esse método permite que o candidato use sua energia inicial nas questões que tem mais facilidade, aumentando as chances de acerto”, orienta.
Marcio completa dizendo que “um erro comum é o aluno deixar para o final as matérias que ele não gosta, que tem mais dificuldade, no entanto, minha orientação é passar por todas elas”.
“Então, mesmo que você não goste tanto de matemática, vá até a parte de matemática e faça os exercícios mais fáceis dessa parte, pulando os mais complexos, depois, vá fazendo o rodízio entre as disciplinas. Vale reforçar que o Enem não diferencia o valor das questões mais difíceis, então é vantajoso focar nas que você domina melhor”.
Ou seja, a dica é passar por todas as áreas, começando pelos exercícios de baixa complexidade de cada uma, e não ficar concentrado em resolver todas as questões de apenas uma disciplina de uma vez.
Professor explica se fórmulas de multiplicação virais funcionam
⌛ Calcular o tempo de cada questão sem relógio
No Enem, não é permitido o uso de relógio ou qualquer objeto eletrônico, ficando a cargo dos fiscais de sala a responsabilidade de controlar o tempo da prova, atualizando os candidatos a cada meia hora por meio de um painel visível na frente da sala.
Como, então, programar o tempo dedicado a cada questão nas provas de exatas? O coordenador do curso pré-vestibular do Oficina do Estudante dá uma dica valiosa.
“Há uma média de tempo para cada questão, mas não se preocupe em cronometrar cada uma, pois elas têm níveis de esforço e dificuldade variados. Priorize resolver o máximo de questões com segurança e calma. Uma dica importante: conforme você conclui uma questão com certeza, já marque a resposta no gabarito. Evite revisões e trocas excessivas de alternativas, pois isso pode fazer você perder tempo valioso.”
🚫 Além de relógios, durante as provas do Enem, é proibido estar com:
celulares;
smartphones;
tablets;
calculadoras programáveis;
e smartwatches.
Em casos de violação dessas regras, o candidato pode ser desclassificado. No primeiro dia de provas do Enem, 4.999 participantes foram eliminados por infrações como sair com a prova antes do horário permitido, utilizar equipamentos eletrônicos, não atender orientações dos fiscais ou ausentar-se antes do horário permitido.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

Mais Notícias