18 de novembro de 2024

‘Enem dos concursos’: professores corrigem as questões mais polêmicas e difíceis ao vivo às 11h

Acompanhe o programa no g1 nesta segunda-feira (19). Candidatos chegam para as provas do CNU na UERJ no último domingo (18)
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Quais foram as questões mais polêmicas do Enem dos Concursos? E as “pegadinhas”? O g1 traz nesta segunda-feira (19), a partir das 11h, a correção comentada dessas perguntas, feita por professores do Estratégia Concursos. ASSISTA AQUI
Veja gabaritos extraoficiais
Baixe os cadernos de prova
Siga o canal do g1 Concursos no WhatsApp
A prova inédita aconteceu neste domingo (18) em mais de 200 cidades do país, pela manhã e pela tarde. Pela primeira vez, um concurso público seleciona, em um único exame, vagas para diversos órgãos federais.
Abstenções
As oportunidades atraíram um número recorde de inscritos: 2 milhões. Mas, segundo o governo, menos da metade compareceu. O percentual final de abstenções não tinha sido divulgado até o fim do domingo.
Sala com lugares vazios pouco antes do reinício das provas do CNU, em São Paulo
Vivian Souza/g1
Candidatos relataram ao g1 terem encontrados salas esvaziadas e que alguns concorrentes não voltaram para a parte da tarde. O governo disse que esse índice era “o esperado”.
O gabarito oficial sai só na terça (20); as notas finais, em 8 de outubro. A divulgação dos aprovados será em 21 de novembro e eles serão convocados para os cargos em janeiro de 2025.
O que caiu na prova?
Ensino médio (bloco 8) – manhã
Os inscritos responderam a 15 questões de múltipla escolha de língua portuguesa. Eles também tiveram que escrever uma redação sobre soluções para a desigualdade.
Ensino superior (blocos 1 a 7) – manhã
Todos os inscritos nos blocos 1 a 7 responderam a 20 questões de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais, entre elas uma feita a partir de um caso de etarismo contra uma universitária de 40 anos, que foi notícia em 2023.
E cada bloco teve uma questão discursiva própria. Entre os temas, sistema prisional e mudanças climáticas. Veja aqui os comentários dos professores.
Ensino médio (bloco 8) – tarde
Foram 45 questões de múltipla escolha, sobre matemática, noções de direito e realidade brasileira.
Ensino superior (blocos 1 a 7) – tarde
50 questões provas de múltipla escolha de conhecimentos específicos para cada bloco.
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) em números
g1
CNU: os próximos passos depois da prova do ‘Enem dos concursos’
Leia também:

Mais Notícias