18 de novembro de 2024

Energia Com Cidadania: Doação de lâmpadas LED contribui para economia no consumo de energia da população brasileira

Desde 2014, o Projeto já doou mais de 3,7 milhões de lâmpadas em cinco estados do Brasil. Neoenergia
Divulgação
Da capital ao interior, o Projeto Energia Com Cidadania da Neoenergia já beneficiou mais de 1,5 milhão de clientes de comunidades populares, realizando doação de lâmpadas LED nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Brasília. O Projeto visa incentivar o consumo consciente de energia elétrica, contribuir para economia da conta de energia e auxiliar processo de descarbonização no país.
Só no primeiro semestre deste ano, consumidores de 365 cidades foram contemplados com iluminação mais eficiente em suas residências e a doação de lâmpadas chegou a um número de quase 300 mil, beneficiando cerca de 66 mil clientes da empresa. A lâmpada LED é aliada no processo de economia do consumo de energia. Ela se destaca pela sua eficiência energética, produzindo mais luz (lumens) por watt consumido. Além disso, em comparação com a lâmpada fluorescente, a LED pode durar até quatro vezes mais.
Neoenergia
Divulgação
A tecnologia LED causa menos impacto ambiental e não possui elementos tóxicos na sua composição, podendo ser descartada em lixo comum, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Já as lâmpadas fluorescentes, quando descartada de maneira irregular, são prejudiciais ao meio ambiente, pois possuem mercúrio, que é uma substância tóxica.
Com a proposta de contribuir com o consumo consciente, econômico e sustentável, o roteiro das cidades visitadas é uma estratégia para levar até as comunidades o desenvolvimento tecnológico, possuindo atendimentos itinerantes e pontos fixos. O calendário mensal fica disponibilizado no site da empresa.
Para receber as lâmpadas LED, o cliente da Neoenergia deve atender aos critérios de ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE); apresentar a conta do mês anterior paga; não ter trocado lâmpadas em projetos da Neoenergia nos últimos seis anos (limite máximo de oito lâmpadas); e entregar lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas, com potência igual ou superior a 14W.
O Projeto Energia Com Cidadania é uma iniciativa integrada com o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mais Notícias