9 de janeiro de 2025

Entenda a importância da alimentação natural para os cachorros

Resultados comprovam que comida saudável oferece mais saúde, longevidade e qualidade de vida aos animais Entenda a importância da alimentação natural para os cachorros
Kauana Bechtloff/RPC
Comida processada, corante e conservantes são alguns dos vilões na dieta de quem busca uma vida saudável. E com os animais não é diferente. Em meio a isso, a alimentação natural para cachorros é uma alternativa que tem levado mais saúde ao segmento pet.
Mais do que uma tendência, a comida natural e de verdade para cachorros vem sendo indicada por médicos veterinários como forma de estimular longevidade e qualidade de vida entre os animais, como explica a doutora Patrícia Chaerki Igreja, especialista na criação de Golden Retriever e adepta da alimentação natural.
Quando optamos por alimentar os cães com alimentos frescos e não processados, estamos oferecendo a ele aquilo que o sistema digestivo daquele animal foi feito para receber. No contrário, há um estresse no organismo que causa a curto, médio e longo prazo, problemas de saúde, ou seja, a qualidade de vida será afetada
Além de uns quilos a mais, a má alimentação também pode influenciar o surgimento de doenças, que podem ser evitadas e até mesmo tratadas a partir da alimentação natural, com resultados quase que imediatos.
As doenças que são influenciadas pela alimentação
Em função da presença de ingredientes industrializados ou até mesmo de difícil digestão, a alimentação pode influenciar o surgimento de algumas doenças em cachorros. Veja a seguir quais são elas e como alimentação natural pode ajudar:
Diabetes e Obesidade: o excesso da ingestão de calorias pode ser controlada com uma dieta montada de acordo com as necessidades da fisiologia do animal.
Alergias: carboidratos simples e processados aumentam os processos inflamatórios, que podem piorar quadros alérgicos. Alimentos in natura são mais nutritivos e dão lugar a uma pelagem mais saudável e brilhante.
Disbiose intestinal: os problemas gastrointestinais podem ser neutralizados a partir de uma dieta antiinflamatória e um enriquecimento da microbiota intestinal, garantindo mais conforto e qualidade de vida.
Dores: a alimentação também contribui para aliviar os sintomas de desconforto, além de postergar o agravamento de outras doenças.
Independente do grau de influência da dieta, as doenças caninas apresentam boas respostas quando tratadas em conjunto com a alimentação natural, que pode ser desenvolvida a partir da necessidade de cada paciente.
A importância da alimentação natural para os cachorros
Os primeiros resultados da alimentação natural são identificados quase que de forma imediata, incluindo relatos de melhora e resolução dos problemas mais comuns, destaca a especialista.
Entre os principais benefícios estão a maior disposição do cachorro, fezes menores, mais secas e menos fedidas, pelagem brilhante e saudável, melhora da imunidade, maior digestibilidade, que promovem mais longevidade e qualidade de vida.
Você é o que você come (e seu cachorro também)
Para que o seu cachorro possa aproveitar as vantagens da alimentação natural, Patricia orienta que o primeiro passo é buscar um médico veterinário capacitado para prescrever a dieta.
‘É importante lembrar que se deve fazer uma migração gradativa ao introduzir uma nova alimentação. Esse processo ajuda que o sistema digestivo se adapte aos novos nutrientes, minimizando o desconforto gastrointestinal e garantindo a transição para uma boa adaptação’
Há seis anos no mercado da alimentação natural, a Mascote Fit conta com um cardápio completo para atender os cachorros filhotes aos seniores, com receitas prontas, além de opção personalizada para cada necessidade.
Conheça as receitas da Mascote Fit e escolha a que tem mais a ver com o seu cachorro.

Mais Notícias