9 de outubro de 2024

Entenda as vantagens da holding familiar no planejamento sucessório

Ela funciona como uma empresa criada para administrar o patrimônio das pessoas que compõem determinada família. Organizar a passagem dos bens para seus herdeiros é algo que pode ser feito de diversas maneiras, seja elaborando um testamento ou fazendo doações em vida. Porém, cada vez mais famílias têm optado pela criação de uma holding familiar para esse planejamento sucessório.
A holding familiar funciona como uma empresa que detém os bens de uma pessoa física. O dono dos bens pode escolher como deseja que o patrimônio seja distribuído aos herdeiros, o que é feito através das cotas dessa empresa.
A todo o momento é possível se deparar com casos de famílias em que, após a morte do patriarca ou da matriarca ocorrem diversos conflitos entre os herdeiros, ameaçando o patrimônio construído com muito esforço ao longo de uma vida. A holding familiar surge então como uma forma de separar as questões familiares das patrimoniais, garantindo a preservação dos bens para as futuras gerações.
Conheça 4 vantagens da holding familiar
Não é difícil entender por que as holdings familiares têm sido cada vez mais valorizadas quando o assunto é organizar e, principalmente, proteger o patrimônio da família, incluindo imóveis, negócios e investimentos, já que elas proporcionam vantagens como essas:
Evita disputas entre os herdeiros, já que os bens ficam agrupados em uma única empresa, eliminando a necessidade de abrir um inventário para a partilha dos bens
Garante redução de custos tanto com inventários quanto com tributos relacionados à venda e ao aluguel de imóveis
Protege o patrimônio familiar contra problemas judiciais, já que não é tão simples bloquear os bens de uma pessoa jurídica para o pagamento de dívidas ou penhora
Facilita a sucessão patrimonial, pois a estruturação da holding permite incluir cláusulas que definam expressamente quais bens pertencerão a cada um dos herdeiros
Esteja preparado para administrar holdings familiares
Com a ajuda de um curso como a pós-graduação em Direito Imobiliário, Registral e Notarial você terá as ferramentas necessárias para atuar com o planejamento sucessório e ajudar diversas famílias a organizarem e protegerem seus patrimônios. Através da especialização você poderá adquirir os conhecimentos mais relevantes para oferecer serviços como:
Consultoria para a criação e estruturação da holding de acordo com as necessidades e objetivos da família
Formulação de um planejamento sucessório eficaz, garantindo a organização dos bens e a redução de futuros conflitos familiares
Orientação para a melhor proteção patrimonial contra eventuais riscos e passivos
“A pós-graduação da Univel se destaca por oferecer diferenciais específicos e altamente valorizados no mercado, como a possibilidade de atuação em áreas estratégicas, incluindo cartórios e empresas do ramo imobiliário, além de abrir portas para a prestação de uma consultoria jurídica especializada. A especialização também prepara o aluno para a atuação imediata no mercado em uma área de alta demanda, que são as operações imobiliárias e cartoriais, já que além do conhecimento teórico o curso também dá ênfase à prática registral e notarial”, destaca o coordenador da especialização, professor Helton Kramer Lustoza.
A pós-graduação em Direito Imobiliário, Registral e Notarial é um curso com aulas online e ao vivo, uma opção ideal para quem deseja ter mais autonomia em seus estudos. Faça sua inscrição.

Mais Notícias